Executivo dá dicas de marketing digital para impulsionar as vendas na Black Friday
Milhares de brasileiros já estão esperando ansiosos pela Black Friday e planejando uma maratona de compras que terá início assim que o relógio marcar às 0h do dia 27 de novembro. Desde que a data chegou ao Brasil − inspirada em uma criação do varejo norte-americano −, os varejistas de lojas físicas e virtuais ganharam uma oportunidade única para aumentar o número de vendas antes da chegada do Natal.
Em 2014, foram 80 milhões de acessos simultâneos e, aproximadamente, 1 bilhão de reais movimentados em uma única sexta-feira, conforme apontam dados coletados pela ClearSale. Tais números apenas confirmam que investir em marketing digital nas semanas que antecedem a data é uma “sacada” inteligente para aproveitar todo o potencial de vendas da Black Friday.
Pensando nisso Robson Del Fiol, CEO da Esv Digital Brasil, a seguir lista três táticas digitais para impulsionar suas vendas no dia 27 de novembro:
#1- Vídeo-marketing de efeito
Em uma das edições anteriores da Black Friday, uma empresa de eletrodomésticos brasileira conquistou a simpatia do público com uma campanha bem-humorada de vídeo-marketing no YouTube, na qual o proprietário da empresa brincava com a pronúncia do termo “Black Friday” e comparava suas promoções com os preços praticados nos Estados Unidos. Além de divertida, a campanha gerou um impacto significativo na quantidade de vendas da marca, que alcançou índices acima do esperado.
Trata-se, sem dúvidas, de uma prova incontestável do poder do vídeo-marketing para viralizar uma ideia. Mas, atenção: se sua marca deseja investir nessa ferramenta para a Black Friday de 2015, é fundamental trabalhar com roteiros criativos. Lembre-se de que o público do YouTube está cada vez mais seletivo com os anúncios que surgem antes dos conteúdos buscados. O segredo para o usuário não clicar em “pule o anúncio” é atrair sua atenção logo nos primeiros segundos.
#2- Google Display e Google Search
As duas ferramentas mais utilizadas em marketing digital não podem ficar de fora das campanhas para a Black Friday. Para alavancar suas promoções nas pesquisas orgânicas ou pagas do Google, o ideal é investir em diversos formatos de conteúdo − textos, imagens, vídeos, − sempre associando as palavras-chaves de maior relevância. As buscas orgânicas exigem ainda um excelente trabalho de otimização on-page e off-page, portanto, é aconselhável começar o quanto antes o seu planejamento digital para convergir antecipadamente o tráfego até a sua loja, site ou landing page.
#3- Redes sociais
Grande parte dos consumidores que espera pela Black Friday está quase 100% concentrada nas redes sociais, já que a data tem um forte apelo na internet. Por isso, o seu projeto de marketing digital deve incluir campanhas consistentes no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest – de acordo com o produto, serviço e público-alvo da empresa.
Novamente, o conteúdo merece atenção especial para que as postagens da marca se tornem atrativas, em vez de “propagandas” entediantes em meio aos diversos compartilhamentos. Isso significa que as campanhas nas redes sociais para a Black Friday demandam estratégias bem arquitetadas e com focos específicos. Como diria o escritor canadense Arjun Basu: “sem estratégia, o conteúdo é apenas uma coisa, e o mundo já está cheio de coisas”.
As três táticas citadas acima podem ser aplicadas de forma isolada ou em conjunto, conforme os objetivos digitais da marca – embora seja indicado trabalhar com o máximo de estratégias possíveis para obter as melhores taxas de retorno em vendas.
É importante destacar, por fim, que o sucesso das campanhas sempre será diretamente proporcional a expertise da equipe contratada para geri-las. Assim sendo, é imprescindível que a marca observe não apenas os custos, mas a experiência da agência digital escolhida para as ações da Black Friday, priorizando sempre profissionais criativos e especializados na área.
Categoria: Pesquisas