Mobile representa entre 10% a 15% do tráfego de sites de e-commerce no Brasil
Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (01/10), a VTEX sugere que os aparelhos portáteis representem entre 10% a 15% do tráfego de sites de e-commerce no Brasil. A companhia levou em conta mais de 200 sites que utilizam a plataforma da empresa, entre eles estão Walmart, Leader Magazine, RiHappy, Staples, Nokia, Daslu e Polishop.
“O mobile é uma tendência que irá crescer cada vez mais porque traz resultados muito positivos, como por exemplo, a maior conversão em vendas e o ticket médio de compra 30% maior do que a média das lojas online tradicionais. Nossa empresa deve receber este ano cerca de dez projetos para comércio eletrônico via dispositivos móveis”, relata Geraldo Thomaz, CEO da VTEX.
Até o final de 2012, segundo o estudo, a representatividade do tráfego via mobile pode aumentar para 20%. Isto porque as vendas de smartphones e tablets não param de crescer no país. Segundo um relatório do Internacional Data Corporation (IDC), as vendas destes aparelhos aumentaram 84% em 2011, o que representa 9 milhões de dispositivos. Além disso, há uma tendência cada vez mais forte de empresas projetando seu site mobile.
No entanto, de acordo com uma recente pesquisa da Rakuten Brasil, tráfego não se traduz em comércio. O documento mostra que apenas 9% dos consumidores brasileiros estão dispostos a comprar via mobile. O que explicaria essa rejeição é a experiência de compra que ainda é melhor em computadores (desktop e laptop) do que em aparelhos portáteis.
“No Brasil, vemos que 5% do tráfego total do Rakuten Shopping vem de dispositivos móveis; porém ainda há diferença entre o navegar e o comprar”, diz Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil. “Como indústria, precisamos construir a confiança do consumidor em plataformas móveis de compras, refinando a experiência, oferecendo mais ofertas personalizadas para incentivar a compra e garantindo que os pagamentos móveis sejam seguros e sem complicações.”
Categoria: Pesquisas
Entre 10 e 15% do trafego no e-commerce é feito por aparelhos móveis, Informação de extrema relevância, haja vista que nem todas lojas citadas tem comércio eletrônico otimizado para smartphone e tablets.
Penso que o processo de compra no e-commerce feita pelos aparelhos móveis tem uma grande dificuldade de navegação, fazer o estica encolhe pra ver um preço, arrasta pra cá e pra lá vai passando um insegurança ao usuário.
Quando você tem a experiência de fazer uma navegação por um e-commerce que foi otimizado para acesso mobile consegue pontuar as diferenças visuais e de navegação.
faça o teste, baixe na App store o aplicativo da John John Denim no seu Iphone e veja a diferença além de ter um visual agradável a navegação proporciona confiança pois você enxerga a operação como um todo, e perde o medo de algo escondido, ou não visto pela dificuldade de sites comuns no Smartphone.
a medida que o varejo for aderindo suas plataformas de e-commerce para o formato mobile
Wilson Cunha
Gerente de novos Negócios