Métricas eficientes são necessárias para um bom trabalho em redes sociais

| 18/10/2012 - 10:10 AM | Comentários (0)

Quarto canal de marketing mais importante, elencado pelas próprias empresas de comércio eletrônico, segundo o último relátorio da Multichannel Merchant, as mídias sociais deixaram de ser um diferencial para se tornarem um pré-requisito aos empreendimentos que trabalham com varejo online. Neste cenário, a utilização de métricas para mensuração de resultados é crucial no momento de apurar o quão prolíficas estão sendo as campanhas nestes meios.

A primeira barreira a ser ultrapassada pelas empresas que buscam sucesso em mídias sociais começa na superação da desconfiança que existe por trás desse tópico. Ainda que 40% dos empresários brasileiros acreditem que o investimento nas redes sociais não compensa o risco, justamente por não visualizarem um ROI em breve período, esse planejamento deve ser concebido para o longo prazo, conforme aponta Bianca Furtado, coordenadora de social media da agência Cadastra. “O trabalho em redes sociais, quando bem feito, pode trazer bons resultados para varejistas, mas é importante deixar claro que é uma forma diferente de lidar com o público e que não deve ser comparado aos demais veículos de comunicação. É preciso fazer um bom planejamento, possuir uma equipe treinada para execução do trabalho e atendimento ao cliente, ter uma boa ferramenta de monitoramento e fazer análises profundas sobre resultados”, explica.

Bastante utilizadas para estreitar relações com os clientes e, em alguns casos, para aprimorar conversões, as redes sociais não são, essencialmente, um ambiente para as compras. De acordo com dados da Vocalcom, apenas 30% dos usuários das redes podem ser influenciados a consumir. Bianca afirma que há outras formas de mensurar a presença do cliente e, consequentemente, usá-la como um ferramenta de vendas.

”Justamente por ser um canal onde as pessoas geralmente não estão com o objetivo de fazer compras, uma forma de mensurar o trabalho em redes sociais é verificar as conversões assistidas e também a receita gerada por rede trabalhada. Podemos verificar o “caminho” de compra de uma pessoa e algumas vezes as redes sociais estão presentes. Quando isto ocorre, geralmente a compra é concluída com mais rapidez. Também é importante verificar quais as redes geram maiores receitas, sempre usando links devidamente tagueados”, ressalta a coordenadora.

Tracejar metas e definir fins para a utilização dessas mídias são expressões-chave “Todo e qualquer trabalho, seja online ou offline, precisa ter um objetivo definido e metas alcançáveis”, detalha Bianca. Com relação às métricas a serem analisadas por empresas de comércio eletrônico, a executiva aponta quatro variáveis que não podem fugir do escopo: engajamento, atendimento, receita e visitas.

Por ser um meio interativo de comunicação, fomentando a produção de conteúdo por parte do público, as redes sociais também podem servir como um termômetro para a obtenção de opinião. Especialmente do público-alvo a ser atingido. “Com o trabalho em redes sociais, a empresa consegue obter informações valiosas do seu público e estar presente antes, durante e depois a compra”, conclui Bianca.

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Categoria: Pesquisas

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