Social Commerce: Como mensurar o impacto da mídia social no meu negócio?
O fenômeno global do social commerce cresce rapidamente e desde o nascimento das primeiras redes sociais e formas de networking online há algumas décadas. As mídias sociais continuam a oferecer aos consumidores do mundo inteiro novas formas de seduzir os clientes, engajar e aumentar a exposição de marcas e produtos.
Empresas dos mais diversos portes e segmentos ficam atentas às novas tendências do mercado, assim como novas ferramentas e aplicativos de social commerce como, por exemplo, ofertas sociais, compras coletivas, sorteios, concursos e vitrines de produtos, que complementam as estratégias do marketing digital.
“O objetivo final é o mesmo, impulsionar vendas, gerar novos leads, aumentar tráfego para seus websites, desenvolver fidelidade de marcas e produtos, gerar mais um canal de interação com seus clientes e, claro, reduzir despesas de marketing” – Explica Nick Steeves, Diretor de Marketing Internacional da Wishpond.
Em conjunto aos muitos benefícios oferecidos pelas mídias sociais, estão as dúvidas frequentes dos profissionais de marketing e dos empresários que desenvolvem estratégias, promoções e campanhas nas mídias sociais. De acordo com o relatório de 2012, desenvolvido pela SocialMediaExaminer.com, os principais questionamentos sobre o assunto são: como calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), como atingir precisamente seu público alvo, como engajá-los adequadamente e, finalmente, como aumentar as vendas.
Discussões importantes ainda acontecem em torno de alguns temas, por exemplo, encontrar os aplicativos e ferramentas mais eficientes que possam colaborar na redução do tempo dedicado ao gerenciamento de campanhas e ações, e, também, como escolher as ferramentas mais adequadas para cada uma delas.
“Para avaliar se as mídias sociais estão colaborando com seus objetivos, é importante definir qual é a prioridade para o seu negócio hoje, quais são as suas metas e avaliar qual é a sua realidade atual no mundo digital. É importante, também, fazer uma análise mais criteriosa destes números e avaliar se eles estão relacionados com o aumento de vendas no período de cada campanha, assim como se o fluxo de visitantes para suas páginas tem aumentado por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn”- Complementa Steeves.
Categoria: Pesquisas
Social Commerce acontece quando o comércio utiliza as pessoas e as conexões sociais entre elas para vender. Na prática, o comércio social sempre existiu, mas com a expansão da Web e dos sites de redes sociais, o comércio teve suas possibilidades ampliadas. O termo refere-se principalmente à integração do ecommerce com as mídias sociais e seus formatos.
Além de tudo isso já dito, você também pode divulgar seu negócio de uma forma diferente e simples. Conheço um site de marketing que oferece aplicativos para sorteios, concursos e etc no próprio Facebook, isso que é comércio eletrônico ( e commerce).
Se quiser conferir, acesse: http://www.wishpond.com.br/