Mercado de Mobile Commerce quase dobra na China no 2° trimestre
Varejistas chineses estão de olho no comércio móvel nas maiores cidades do país, e especialistas afirmam que o nível de crescimento do m-commerce dependerá do desenvolvimento da internet na China.
Números da Analysys International, consultoria chinesa especializada em pesquisas de Mercado da internet, sugerem que as receitas das vendas geradas através de compras feitas por telefones móveis alcançou 1,67 bilhão de yuans (US$ 261 milhões) no segundo trimestre de 2011, quase dobrando os 880 milhões de yuans do mesmo período em 2010. Deste total, 27% foram gerados através de transações com terminais instalados em telefones móveis, e os restantes 73% diretamente através de transações na web através de telefones celulares.
“Como este é um novo modelo de compras para os consumidores, muitas pessoas estão curiosas para saber como funciona a transação e querem experimentar”, afirmou Yu Lili, diretor de aplicativos de wireless em Yihaodia. “é um modelo de negócio que as pessoas podem utilizar estando em terminais metroviários e em áreas públicas”.
Embora o comércio móvel comece a ser difundido na China, especialistas afirmam que no curto prazo ainda não poderão ser considerados como grandes desafiantes aos varejistas tradicionais.
“No curto prazo, pode ser apenas um complemento aos canais distribuições tradicionais porque as empresas ainda precisam desenvolver plataformas móveis, o que leva tempo”, afirmou Chen da Analysys International.
Além disso, nem todos os consumidores gostam de comprar sem visitar lojas reais.
“Eu gosto do processo de selecionar produtos em supermercados, e não me sentiria confortável comprar produtos sem poder olhá-los fisicamente”, afirmou Li Dong, um alto funcionário de empresa de Shanghai.
Embora o m-commerce esteja sendo amplamente introduzido na China, analistas da indústria afirmam que o desenvolvimento poderá enfrentar um gargalo porque o ambiente de internet não é bom como em países desenvolvidos e uso de smartphones ainda não está muito difundido.
De acordo com dados da Analysys International, 16,8 milhões de smartphones foram vendidos no segundo trimestre deste ano, não subindo tanto com relação aos 13,5 milhões de unidades vendidas há um ano.
“A tecnologia é suficiente para suportar o crescimento do m-commerce. O número de usuários de smartphones está crescendo, mas não tão rapidamente como em países desenvolvidos, por isso levará tempo para um completo desenvolvimento deste modelo de negócio” acrescentou Yu.
Categoria: Pesquisas