Para profissionais do marketing, SEO é o maior gerador de leads online

Mais da metade (57,4%) dos profissionais de marketing digital B2B (Business-to-business) dos EUA conseguem gerar a maior parte de seus leads online através do SEO (Search Engine Optimization), de acordo com estudo de novembro de 2011 conduzido pela Webmarketing123. Dados do trabalho “2011 State of Digital Marketing Report” também mostram que os anúncios Pay per click (PPC) aparecem em um distante segundo lugar como maior gerador de leads online, sendo lembrados por 24,8% dos entrevistados, enquanto as mídias sociais foram mencionadas por 17,9%. O SEO também lidera quando se trata de marketing B2C (Business to Consumer), com uma proporção de 41% afirmando reconhecer o SEO como principal gerador de leads na internet, seguido por anúncios PPC (34,2%) e mídias sociais (24,8%).

Dentre os principais objetivos dos programas de marketing digital, a geração de leads online foi apontado como o mais importante pelos profissionais de marketing B2B, seguido pela geração de vendas (22,2%), desenvolvimento de consciência sobre a marca (15,3%) e geração de tráfego (11,1%). No que diz respeito aos profissionais de marketing B2C, a geração de vendas lidera neste quesito (39,9%), seguido pela geração de leads (23%), tráfego (17,4%) e desenvolvimento de consciência sobre a marca (16,9%).

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Embora a geração de tráfego não tenha se revelado como o objetivo mais importante entre os profissionais de marketing digital, a grande maioria (73,9%) afirma utilizá-lo como medida do sucesso de campanhas.

A geração de leads online (69,2%) é o segundo método mais utilizado pelos profissionais B2B para definir a eficácia de uma campanha de marketing digital, seguido pelo aumento da taxa de cliques (64,7%) e vendas (62,5%). Dentre os profissionais que trabalham com o marketing B2C, as vendas (68,5%) e taxas de cliques (68%) foram, respectivamente, o segundo e terceiro indicador mais popular, seguidos de conversões call-to-action, geração de leads (46,1%) e consciência sobre a marca (37,1%).

Apenas 29,1% dos profissionais do marketing querem aprender mais sobre anúncios PPC, de acordo com o estudo. Por outro lado, uma fatia de 62,1% estão curiosos em aprender como os canais digitais podem ser utilizados como alavanca para a elaboração de uma estratégia multicanal integrada, enquanto 45,9% estão interessados em saber mais sobre o marketing de mídias sociais e 38,1% querem aprender mais sobre SEO.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo visão sobre o crescimento das midias sociais, e SEO.

    Atualmente, há ainda pessoas que nem sabe o que é SEO, p/ que serve, eu trabalho com SEO e quando me perguntam, ‘mas que é isso?’, tem gente que nunca ouviu falar sobre SEO e pensam que são coisas simples, simples é, mas quando se tem muita atenção nos detalhes em fazer tudo correto para possivelmente posicionar bem.

  2. Achei a pesquisa muito ampla e não menciona os diferentes setores, cada estratégia deve ser personalizada de forma que esteja alinhado com planejamento estratégico.

    Outro ponto que senti falta é relacionar os anúncios com a verba do anunciante.

    Acho muito importante um SEO de qualidade, mas se o site não tiver no pacote de design, usabilidade e conteúdo seus leads podem ser negativados gerando prejuízo para o negócio.

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