Pesquisa revela preferência dos internautas brasileiros por webmail
Um levantamento realizado pela Return Path, empresa especializada em email intelligence, traçou um panorama sobre os hábitos dos internautas na hora de acessar e-mails. De acordo com a pesquisa, o Brasil é o país com a maior taxa de acesso a e-mails via webmails: 49%.
O estudo também destacou que apenas o Brasil ainda possui esse hábito enraizado, já que a maior parte dos outros países envolvidos na pesquisa, como o Reino Unido (62%) e os Estados Unidos (48%) denotaram preferência por acessar e-mails através de dispositivos mobile. No Brasil, o acesso via dispositivos móveis ainda é relativamente tímido, com apenas um terço da população (33%) utilizando esse canal para ver e-mails.
Concernente ao sistema operacional, o Brasil é o segundo país que mais utiliza Android para visualizar e-mails, sendo a preferência de 28% dos entrevistados, atrás apenas da Alemanha, com 31%. Para Louis Bucciarelli, diretor regional da Return Path para a América Latina, esse cenário deve-se a dois fatores: a grande variedade de dispositivos Android oferecidos no mercado nacional e aos preços elevados dos dispositivos Apple no país. “Contudo, o iPad continua sendo uma poderosa experiência de email marketing, representando mais de 20% das taxas de abertura de e-mails”, pontua.
Conforme a pesquisa, diferentes segmentos também exibiram diferentes taxas de visualização em e-mails: enquanto o comércio de Mídia e Entretenimento teve 64% de visualização via desktop, a categoria “Moda” apresentou 59% de visualização via smartphones; as menores taxas de visualização foram encontradas no segmento de mídia/entretenimento, via tablete (17%); moda, via desktop (19%); e viagens, em tablets (22%).
A pesquisa na íntegra pode ser acessada no link.
Categoria: Pesquisas