Pesquisa sobre o E-Commerce na América Latina
A comScore, empresa especializada em pesquisas sobre o mundo digital, divulgou ontem (01/12) um estudo sobre o comércio eletrônico na América Latina durante um evento da Associação Latino-Americana de E-Commerce.
De acordo com o estudo, as mulheres estão mais adaptadas ao comércio virtual na América Latina. 88% das entrevistadas revelaram que compram em algum tipo de site de e-commerce, enquanto o índice para os homens é de 79%.
O estudo aponta a segurança como o principal entrave para à adesão dos consumidores nesta modalidade de comércio. Dos entrevistados, 68% das mulheres se disseram receosas com as fraudes online, enquanto este receio está presente em 48% dos homens.
Além da segurança, 38% dos homens afirmaram que não compram pela internet por preferir estar presente no momento da compra. Enquanto que para 42% das mulheres o preço do frete é um fator determinante para comprarem ou não pelo e-commerce.
De acordo com o vice-presidente sênior da comScore para a América Latina, Alejandro Fosk, o comércio eletrônico latino-americano ainda tem muito o que evoluir em comparação com outros mercados mais desenvolvidos, está apenas no início de um processo muito promissor. “Na comparação com outras regiões do mundo, a indústria do e-commerce na América Latina ainda está na sua infância” explica Alejandro.
A pesquisa ainda considerou a taxa de conversão nestes países analisados. O Brasil sagrou-se campeão com 94% das visitas convertidas em vendas, seguido pela Argentina, 89%, e Colômbia, 84%. Mostrando que o e-commerce brasileiro vem evoluindo consideravelmente.
Além disso, o estudo analisou a preferência dos consumidores em comprarem ou não em lojas virtuais localizadas em seu país de origem. Os argentinos se mostram mais fiéis as empresas locais com 76%, seguido pelos brasileiros, 58%, Colômbia, 55%, e Chile com 49%.
Categoria: Pesquisas