Mercado de turismo movimenta o e-commerce brasileiro, diz comScore

| 30/08/2012 - 14:20 PM | Comentários (0)

A comScore – empresa que faz medições sobre o mundo digital, divulgou nesta quarta-feira (29), dados do estudo comScore Media Metrix, que analisou o mercado online de turismo no Brasil. Segundo a pesquisa, mais de 16 milhões de brasileiros com seis anos ou mais visitaram sites de turismo em julho de 2012, 18% a mais que no ano anterior. Estes índices mostram que um grande número de brasileiros costuma planejar viagens e fazer reservas pela internet.

A pesquisa indicou que, as marcas locais de turismo online ocuparam quase todas as posições no topo do ranking. Em primeiro lugar, está o HotelUrbano, com mais de três milhões de visitantes em julho, seguido pelo Decolar, com cerca de dois milhões. Nas próximas colocações ficaram as companhias aéreas TAM, que alcançou 2,3 milhões de visitantes e a Voegol, com quase dois milhões. Entre as agências de turismo, na 5ª posição está a agência Submarinoviagens, com 1,7 milhão de visitas.

Em análise de visitantes para a categoria turismo, o comScore Media Metrix mostrou que tanto homens quanto mulheres visitam e consomem conteúdos praticamente na mesma proporção. Quanto à idade, em média um terço dos visitantes da categoria está na faixa etária entre 25 e 34 anos (32,6%). Os segmentos de mais idade (44 a 55 e 55 ou mais) mostraram maior propensão para consumo de conteúdo de que os demais usuários da web, com índice de visualização de 126 e 156, respectivamente.

O relatório apresentou também um percentual de visitantes mensurado geograficamente. Os dados mostraram que o estado de São Paulo obteve o maior número de acessos, com 32% dos visitantes na categoria turismo, à frente do Rio de Janeiro, segundo colocado, com 13%. Os internautas do Distrito Federal, apesar dos 4,6% de visitantes na categoria, mostraram uma propensão de quase 20% maior que a média em termos de acesso em sites de turismo e 60% maior para consumir conteúdos relacionados a turismo.

Para o diretor da comScore no Brasil e vice-presidente na América Latina, Alex Banks, este ano foi marcado por um rápido crescimento no mercado de turismo online no país, principalmente nos meses janeiro e julho. “Seja comprando passagens, pesquisando hotéis, buscando dicas de viagem em sites de turismo, ou em qualquer outra atividade relacionada a viagens, o consumidor brasileiro está contando cada vez mais com a web para planejar suas viagens”.

Com essa curva ascendente no mercado virtual, fornecedores e agências de turismo virtuais devem se certificar de que suas estratégias digitais atendam número crescente de usuários. Conforme Banks, as empresas de turismo devem estar atentas ao aumento da concorrência para atrair novos clientes e manter os existentes.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.