Por que o pagamento via Tokem é uma aposta no e-commerce?
Para quem tem a internet como aliada na hora das compras, é preciso ficar atento à questão da confiabilidade nos processos de pagamento. Assim como toda transação virtual, há riscos, regras e prazos a serem cumpridos. De acordo com a CyberSource, o valor dos golpes em transações online no mundo está em torno de US$ 10 bilhões ao ano – no mercado brasileiro o total supera US$ 500 milhões. E se o site não transmitir confiança ao consumidor virtual logo na primeira venda, sua credibilidade ficará prejudicada. Hoje, apesar das diversas ferramentas disponíveis para assegurar proteção ao consumidor, muitos sites desconhecem ou ignoram estes processos de segurança. Consequentemente, o consumidor acaba se sentindo inseguro em efetivar sua compra pela internet.
Neste contexto, o pagamento via token surgiu como uma aposta para aumentar a confiança de quem realiza transações virtuais. O pagamento com token funciona como no internet banking: o cliente digita um login e um código é recebido por SMS. Em questão de segundos, a compra é concluída. Exemplo deste modelo é a EvoluCard que, segundo o diretor Jean Luc Senac, lançou a primeira solução de tokens para o e-commerce brasileiro. “Trata-se de uma tecnologia que possui vantagens sobre os modelos já implementados”, afirma. De acordo com o executivo, o mercado europeu foi beneficiado com o uso dessa tecnologia. “Na Europa, para pagar com cartão de crédito, precisa digitar também um token recebido por SMS. A fraude foi reduzida drasticamente deste jeito. O mesmo está acontecendo no programa de fidelidade Multiplus para resgatar passagens áreas, eliminando a fraude.”, explica ele.
Para o lojista, há mais chance de evitar o chargeback, que é o cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito, e que pode ocorrer por dois motivos: o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão e a transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, termos, aditivos e manuais editados pelas administradoras. Com o uso do token, a aprovação é imediata e há economia nos sistemas antifraude. Já para o consumidor, o benefício está na agilidade: a compra é feita rapidamente, com segurança de internet banking e proteção contra páginas falsas.
Segundo Jean Luc Senac, o uso de tokens no e-commerce brasileiro é uma tendência que veio para ficar e que deve se expandir no futuro. “A razão principal é que a tecnologia do chip está sendo implementada em todos os cartões, e alguns bancos não vão mais permitir o processamento dos cartões pela tarja magnética; os ladrões que usavam máquinas “chupa cabra” para clonar cartões pela tarja agora estão mudando seus ataques: eles usam câmeras para filmar os cartões e usar os dados recuperados para comprar na internet. A única maneira de bloquear esses ataques é usar tokens complementares recebidos por SMS para aprovar as transações”, finaliza o executivo.
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