No e-commerce, entre 60% a 70% dos carrinhos são abandonados, diz estudo

| 27/04/2012 - 11:51 AM | Comentários (4)

Um estudo mostra que entre 60% a 70% do carrinhos de compras são abandonados pelos clientes, o que acaba se tornando um desafio para os varejistas: fazer com que os consumidores finalizem as transações. Para descobrir o motivo e oferecer soluções para as vendas, a Bronto Software analisou as etapas entre “encher um carrinho”; abandoná-lo e receber mensagens de recuperação de carrinhos (retargeting)  para cem varejistas da web.

Apenas 13% das empresas inclusas no estudo enviam algum tipo de mensagem após os clientes abandonarem seus carrinhos, mesmo havendo uma pesquisa mostrando que em torno de 20% dos compradores retornam à sua transação após receber tais mensagens.

Entre os varejistas que realizam esta ação, o primeiro envio ocorreu em média 30 horas após o abandono do carrinho, sendo o mais rápido em 45 minutos e o mais tardio em três dias. O fato de os clientes já estarem envolvidos com o produto, faz com que muitas vezes não seja necessário mais que um lembrete (e-mail) para incentivá-los a concluir a compra.

É possível aumentar a probabilidade dos compradores retornarem aos carrinhos alertando-os que o carrinho vai expirar, ou até mesmo promovendo algum desconto. No entanto, apenas 23% dos e-mails de acompanhamento mencionam a validade do carrinho de compras, e apenas 8% indicam a disponibilidade dos itens. Uma foto do produto é mostrada em 54% das mensagens, mas apenas 31% inclui o preço, que é o fator essencial caso haja essa concessão de desconto.

Dentre os e-mails enviados após o abandono, 15% sugerem itens relacionados ao cliente baseados nos produtos adicionados ao carrinho. A opção de finalizar um pedido por telefone foi oferecida em 62% dos casos. Apenas 5% dos varejistas enviam um segundo e-mail de acompanhamento e somente 1 em cada 100 comerciantes enviam um terceiro e-mail.

Ser flexível com os preços pode ajudar a desestimular o abandono. Apenas 64% dos varejistas do e-commerce forneciam informações sobre transporte (frete) no carrinho de compras, fato que poderia vir a influenciar um comprador que ainda esteja em dúvida. Na média, os comerciantes aguardam até a 3ª página do processo de compra para levantar essa questão. Houve um dos varejistas que incluiu informações sobre frete somente na página nove.

O fato de o preço ficar mais caro que o previsto faz com que 36% dos clientes não finalizem a compra, diz a pesquisa. Entretanto 21% dos varejistas não permitem que os compradores alterem a quantidade de itens no carrinho.

Curiosamente, 10% dos comerciantes on-line solicitam que os clientes se cadastrem antes mesmo de comprar, um processo que envolve o preenchimento de dados pessoais (como a criação de uma conta – usuário e senha ) que pode parecer irrelevante ao consumidor. O estudo alerta que isso é um grande empecilho para a transação. O preenchimento desses dados pode redirecionar os clientes para outras páginas e distraí-los de seu objetivo principal (comprar), gerando, assim, um abandono do carrinho.

O estudo também mostra que número médio de páginas necessárias para se concluir uma transação foi de  5,6 – variando de 2 a 9 entre os varejistas estudados. Já a informação que mostra o número de passos (páginas) que ainda faltam para a conclusão da compra não esteve presente em 5% dos casos.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (4)

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  1. Flávio Maciel disse:

    Ótimo estudo.

    Há diversas situações que motivam o abandono do carrinho, mas geralmente elas se encaixam em um desses dois pilares: Facilidade e Confiança.

    Para exemplificar Facilidade, já vimos aqui no iPAGARE lojas virtuais TRIPLICAREM suas vendas simplificando o processo de checkout para um único passo, sem sair da loja virtual (situação comum de quem usa intermediários).

    Para exemplificar Confiança, a SiteBlindado possui estudos que demonstram que o uso de um selo de segurança no site pode aumentar as vendas em até 15% e o ticket médio em até 8%.

    Para cada mercado, há técnicas que funcionam melhor ou pior. De qualquer forma, a melhor (e talvez única) forma de confirmar o que funciona para o seu caso é fazendo Teste A/B.

    Abs

  2. Luiza Machado disse:

    Gostei desse estudo. Aqui na Next Performance trabalhamos diretamente com casos desse tipo, na verdade, o Retargeting é um excelente método para trabalhar justamente com esse publico que abandona o carrinho, por uma razão ou por outra e, se este cliente, vsualiza um banner sobre o produto que ele ja consultou, ele tem uma chance maior de voltar, pois essa é uma mensagem filtrada, baseado nos habitos de consumo e preferência do internauta.

  3. Fernando Uehara disse:

    Boa tarde.
    Ótima matéria.
    Realmente o abandono de carrinho é um problema gigantesco no e-commerce. Procuramos diminuir essa taxa melhorando a estrutura do site e com ações de email marketing.
    Num primeiro momento pode dar certo, só que mais pra frente ainda não sabemos o que fazer.
    Conselhos ?
    Obrigado.
    http://www.nipocenter.com.br

    • Flávio Maciel disse:

      Fernando,
      entre outras fontes, sugiro acompanhar nosso blog onde tratamos de otimização de checkouts:
      http://www.ipagare.com.br/blog

      Para otimizar, antes de tudo é necessário diagnosticar corretamente, com ferramentas de analytics, heatmap e teste a/b.

      Temos alguns bons artigos lá.

      Abs

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