Receita de sites de e-commerce cresce 18% nos EUA
Portais de comércio eletrônico que operam nos Estados Unidos registraram desempenho sólido durante o terceiro trimestre deste ano, de acordo com relatório de outubro de 2011 do MarketLive. Resultados do estudo “The MarketLive Performance Index Vol. 16″ indicam que a receita e o número de visitantes cresceram, respectivamente, 18% e 16% quando comparados ao terceiro trimestre de 2010.
Outros índices nos quais os comerciantes obtiveram ganhos em comparação de base anual incluem a taxa de conversão, que cresceu 5,24% (era de 4,43% e passou para 4,66%) e a taxa de engajamento, que saltou 8,47% (9,66% para 10,48%).
Nem todos índices apresentaram resultados positivos
Mesmo que muitos resultados tenham sido satisfatórios, nem todos os dados que aparecem no estudo foram positivos. A taxa de “one and out”, que mede o percentual de visitas que abandonam a loja após a visualização de apenas uma página, cresceu 15%, sugerindo que o aumento no tráfego também traz alguns visitantes que não encontram produtos e ofertas que satisfaçam suas necessidades. Além disso, a taxa de abandono de carrinhos de compras cresceu ligeiramente durante o período.
Resultados das comparações entre trimestres são menores
Quando comparados os dados do estudo em bases trimestrais, os resultados são menos positivos. No terceiro trimestre, a taxa de conversão caiu 10%, passando de 5,04% para 4,55%, e a taxa de abandono de carrinhos de compra cresceu 3,26%, subindo de 59,24% para 61,48%.
Além disso, a porcentagem de visitas “one and out” aumentou aproximadamente 10% (subindo de 32,86% para 35,97%), e a taxa de engajamento caiu 5% (era de 10,97% e foi a 10,42%).
Previsões otimistas para o final do ano
Os consumidores de sites de e-commerce indicam que pretendem aumentar suas compras pela internet na temporada de férias deste ano. As previsões são de um incremento de 13,5% nas vendas online, o que representa um crescimento menos robusto que verificado em 2010.
Aproximadamente 87% dos consumidores norte-americanos planejam gastar em compras pela internet a mesma quantia (ou mais) que no ano anterior. 56% dos compradores afirmaram que vão gastar a mesma quantidade de dinheiro, com 7% prevendo gastar mais e 37% pretendendo diminuir os gastos neste ano. De toda forma, os dados do estudo indicam que os consumidores seguem utilizando a internet para procurar ofertas, com 61% dos consumidores afirmando que pretendem pesquisar produtos online antes de comprarem algo offline.
Outros resultados
O tíquete médio dos comerciantes que participaram do estudo foi de US$147,26 no terceiro trimestre de 2011.
A receita média por visita foi de US$5,26
Um consumidor visualiza em média 11,43 páginas por visita.
Cerca de 36% dos clientes foram atraídos via motores de busca, 30% vieram de bookmakers e 3% são oriundos de redes sociais.
Categoria: Pesquisas