Preços de anúncios do Facebook inflacionam no mundo
A taxa de cliques (click-through – CTR) de anúncios do Facebook está em declínio nos cinco principais mercados analisados (Canadá, França, Alemanha, Reino Unido e EUA), cedendo 6 pontos percentuais no primeiro trimestre de 2012 quando comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo um estudo apresentado nesta terça-feira pela TBG Digital.
A queda vem logo após o CTR dos anúncios sociais sofrer um aumento de 18% em 2011. A TBG explica que o maior número de anúncios por página (sete) pode ter distribuído a atenção dos consumidores, aumentando a concorrência e diminuindo a taxa de cliques.
Dados do estudo “Global Advertising Facebook Relatório Q1 2012” ainda mostram que o custo por mil impressões (CPM) aumentou consideravelmente nos principais mercados, inflacionando 41% desde o primeiro trimestre do ano anterior e 15% no trimestre a trimestre. Nos Estados Unidos e Reino Unido este aumento foi de 11% e 13%, respectivamente.
O custo por clique (CPC) aumentou em média 23% no primeiro trimestre de 2012, com a França (35%) e Estados Unidos (20%) amargando os maiores aumentos. No ano a ano, o CPC nos EUA cresceu 34%. A TBG Digital sugere que a oferta e demanda podem estar desequilibradas e contribuindo para o alto custo da publicidade no Facebook.
Da mesma forma, o custo médio por fã aumentou significativamente em pouco tempo, crescendo 43% no trimestre a trimestre, com o Reino Unido apresentando a maior inflação (77%) no período, enquanto nos EUA este aumento foi de 37% no primeiro trimestre.
Categoria: Pesquisas