Sebrae lança portal com informações sobre mercado

| 17/11/2009 - 00:53 AM | Comentários (0)

O que é mercado, sua composição, definição de público-alvo, estratégias de competição, escolha do ponto de atuação, melhorias de produtos, divulgação, distribuição e venda. Essas são apenas algumas das informações estratégicas de mercado que podem ser encontradas no site do Sebrae que trata do tema. A página reúne as principais informações e produtos desenvolvidos pela instituição sobre o assunto.

O objetivo é possibilitar que empresários de micro e pequenas empresas tenham mais facilidade para encontrar esses conteúdos e possam melhorar sua atuação e, em conseqüência, o volume de negócios. O acesso é feito pela página principal do Sebrae ou pelo endereço http://www.sebrae.customizado/acesso-a-mercado .“A meta é transformar o site num portal de atendimento de mercado”, explica a gerente da área de acesso a mercado do Sebrae, Wang Ching.

Além de informações gerais, o site conta, por exemplo, com o ‘Espaço de Negócios’. Nele estão disponíveis produtos como a ‘Bolsa de Negócios’, que permite o cadastramento de empresas interessadas em vender ou comprar produtos e serviços, aproximando e servindo como ponto de partida para as negociações. No segundo semestre de 2009 também serão realizadas, nesse espaço, rodadas de negócios online. A previsão é de que no próximo as micro e pequenas empresas também poderão divulgar seus produtos para os grandes clientes.

Nesse espaço também são divulgadas oportunidades de negócios como feiras e eventos promovidos e apoiados pelo Sebrae. Entre os eventos que estão sendo veiculados atualmente, por exemplo, está o curso a distância do programa de internacionalização das micro e pequenas empresas, com inscrições até o dia 15 de julho. Outro evento é o ‘Ciclo mpe.net’, um ciclo de seminários apoiado pelo Sebrae sobre comércio eletrônico. Eles acontecem em agosto, em Salvador e Recife.

Também serão publicados, nesse espaço, estudos que identifiquem oportunidades na área para os pequenos empreendimentos. “Muitas vezes o Sebrae é procurado por empresas de outros países interessadas em distribuidores no Brasil e a informação é feita internamente. Se esse conteúdo estiver no site aumenta muito as chances de ela chegar às micro e pequenas empresas”, exemplifica a analista de mercado do Sebrae, Patrícia Mayana.  Outro grupo de informações está no espaço ‘Sebrae & Mercado’. Nele, os internautas podem conhecer os produtos desenvolvidos pela instituição, como a ‘Rodada de Negócios’, ‘Comércio Justo’, e o ‘Programa Sebrae de Franquias’. Há ainda o ‘Bússola Sebrae’, que permite guiar os empresários para obter informações estratégicas para o sucesso do empreendimento.

Para o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva, a iniciativa amplia oportunidades de crescimento para os micro e pequenos empreendimentos. A avaliação é de que as informações são essenciais para qualquer atividade empresarial. “Se elas estiverem em um só local e na internet, aumentaremos a oportunidade de crescimento com redução de tempo e de custos”, afirma.

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.