Site de compras coletivas mostra falsos descontos
O internauta que acessou até o fim da noite desta segunda-feira (28) o site de compras coletivas Clube Urbano se deparou com uma lista de 33 cidades brasileiras cujas páginas apresentam fotos, endereços, mapas e descontos que chegavam a 90% em restaurantes, academias e cabeleireiros. Mas, em 32 do total de lugares listados as ofertas eram inteiramente fictícias – com nomes de estabelecimentos e descrição de produtos ou serviços que não existem nos respectivos endereços. Nas primeiras horas desta terça-feira (29), os anúncios foram trocados por informações gerais sobre o sistema de compras.
Tendência no mundo do comércio eletrônico, que explodiu nos Estados Unidos em 2009, os sites de compras coletivas permitem que seus usuários façam um cadastro e, a partir daí, passem a receber por e-mail descontos nos mais variados serviços em sua cidade.
Cada oferta só é ativada depois que é atingido o número mínimo de compradores interessados, que, em geral, varia de acordo com cada promoção. Se isso não ocorrer, o interessado recebe o dinheiro de volta. Como o serviço é gratuito para cadastro, os sites ganham uma comissão em cada compra fechada.
O Clube Urbano, que faz parte do GroupOn, um pioneiro da área, entrou no ar há uma semana e até a noite de ontem não havia uma mensagem em cada oferta “de mentira” com a informação de que se tratava apenas de um modelo. No exemplo mostrado na imagem acima, havia a descrição de um restaurante indiano de São Luís, no Maranhão, que não existe. A única promoção verdadeira e disponível vale para São Paulo.
Mesmo que, à exceção de São Paulo, o internauta não conseguisse participar do programa de descontos – já que na página falsa aparecia uma mensagem que indicava que ele já tinha aderido à promoção – as 32 ofertas “fake” poderiam fazer até ontem com que o site parecesse mais abrangente e popular do que realmente é. Em todas as opções irreais de desconto havia um índice (igualmente de mentira e estático) que mostrava a quantidade de pessoas que já compraram a oferta.
Em nove delas uma tarja sobre a foto apresentava a mensagem “Clube Urbano estará em sua cidade em breve”.
A prática de mostrar descontos e ofertas fictícias não é praxe nesse tipo de site. Em geral, há uma lista das próximas cidades que receberão a novidade e o internauta dos lugares ainda não atendidos têm a opção de deixar seu e-mail para que seja avisado após o lançamento.
O Clube Urbano permitia até ontem que até as ofertas mostradas como “exemplo” fossem compartilhadas em redes sociais como Facebook e Twitter ou enviadas por e-mail a um amigo. Com isso, houve a chance de qualquer pessoa receber uma oferta tentadora e perceber que ela não é real apenas quando clicasse no link recebido.
Muitos desses sites estão agindo de má fé. Fiz uma pesquisa dos valores apresentados com desconto e sem desconto. Nada mais do que o jeitinho Brasileiro, pois aumentam os prços significamente para ofertar com descontos (Não generalizando). Mas peço que os consumidores consultem os estabelecimentos e seus preços por telefone, itnernetr e outros. Não vamos deixar barato está malandragem…