Site de leilões se descobre como empresa ecológica

| 10/11/2009 - 02:22 AM | Comentários (0)

Em um novo programa inspirado pelo Dia da Terra, o eBay está se tornando a mais recente empresa a promover suas credenciais ecológicas. O eBay agora é uma empresa verde? Sim, disse Alan Marks, vice-presidente sênior de comunicações mundiais no eBay. O modelo de negócios do grupo encoraja revender itens velhos em lugar de descartá-los, e a compra de mercadorias usadas substitui produtos novos cuja fabricação resultaria em emissões adicionais de carbono. “Nosso objetivo nunca foi o de sermos uma empresa ecológica”, afirma Marks. “Mas percebemos que essa é uma vantagem intrínseca”.

O eBay está chegando relativamente tarde ao jogo de alegações ambientalistas. Grandes empresas como a General Electric e a BP veiculam há anos campanhas publicitárias nas quais promovem seus esforços ecológicos, por exemplo. “Ao longo dos dois últimos anos, proteger o meio ambiente se tornou uma atividade quase patriótica”, disse Michael Brune, diretor executivo da Rainforest Action Network, uma organização ativista ecológica. “Toda empresa quer ser vista como a mais amiga do meio ambiente”.

Brune diz que sua reação às alegações ecológicas do eBay é menos que confiante. “Muitas das coisas que são vendidas pelo eBay são produtos novos, e pelo que sei os correios ainda usam combustível fóssil para abastecer seus aviões e caminhões, de modo que não se trata de uma prática sustentável”, disse ele sobre os produtos enviados aos compradores pelos vendedores do eBay. “Mas seria lícito dizer que comprar produtos via eBay beneficia o meio ambiente, desde que não exageremos e venhamos a presumir que o que eles fazem é a maior invenção ecológica desde o papel reciclado”.

O eBay está alardeando suas credenciais ecológicas em um novo site, o ebaygreenteam.com, e em encartes que serão distribuídos em abril nas revistas do grupo Hearst. “Green Team” se refere a uma equipe interna do eBay que trabalha para tornar a empresa mais eficiente do ponto de vista ambiental. Os projetos internos da companhia incluem sua nova sede, em San Jose, Califórnia, cujo telhado é recoberto por 3.248 painéis solares. A empresa está usando esquemas de compensação de emissões e outros métodos para se tornar neutra em termos de emissões.

Andre de Fontaine, pesquisador do Centro Pew de Pesquisa sobre a Mudança Climática Mundial, que ajuda empresas a desenvolverem programas para combater o aquecimento global, revisou o site do “Green Team” a meu pedido. Ele diz que a empresa merece crédito por envolver seus funcionários e o público, e pelo novo edifício. Recomendou, porém, que o grupo seja claro quanto ao seu volume de emissões, e como exatamente as medidas ambientais tomadas o reduzirão.

O site encoraja os visitantes a entrar para o “Green Team”, e oferece páginas de discussão sobre como as pessoas podem se tornar consumidores ecologicamente corretos e dicas sobre a compra de bens usados e a economia que eles podem propiciar.

Marks diz que o objetivo do site não é apenas oferecer conselhos, mas persuadir a audiência do eBay a mudar de comportamento. “Acreditamos ter um papel de liderança a desempenhar tanto no setor quanto no mundo mais amplo”, ele disse. “Acreditamos ter a capacidade de ajudar a estabelecer um diálogo”.

Perguntado sobre o que queria dizer com “estabelecer um diálogo”, Marks informou que esperava “uma conversação online robusta”. Fora da internet, disse, os esforços do “Green Team” poderiam incluir parcerias com organizações sem fins lucrativos para estabelecer metas ambientais de longo prazo, ou eventos locais para os membros do “Green Team”.

O eBay não tem objetivos de tráfego para o site e, ao contrário das campanhas de marketing comuns, vinculadas a metas de vendas, o programa não tem objetivos comerciais, disse Marks. A empresa acompanhará o sucesso do site até abril, afirmou, para determinar se “uma comunidade está se formando em torno dele”.

Além do site, a maneira pela qual o eBay vem alardeando suas credenciais ecológicas incomoda alguns ambientalistas. Uma boa parte do esforço do eBay é um encarte de cinco páginas em todas as edições das revistas mensais da Hearst em abril, que sairão com a data de 14 de abril para celebrar o Dia da Terra. Mas as revistas da Hearst não usam papel reciclado.

John Loughlin, vice-presidente executivo e diretor geral das revistas da Hearst, disse que isso aconteceu porque “com base naquilo que vimos, a oferta de papel reciclado é menos que previsível e estável”. Ele informa que a empresa obtém mais de 70% de seu papel de florestas administradas com práticas sustentáveis.

Mas Frank Locantore, que dirige um programa chamado Projeto Papel Melhor, para a Green America, uma organização ecológica, disse que o argumento da Hearst não convence.

Embora ele admita que o suprimento de papel reciclado de qualidade suficiente para revistas é limitado, “o que converso com outras editoras é que elas não precisam adotar o papel reciclado para todas as suas publicações. Podem começar por aquelas que fazem sentido e são viáveis de imediato”.

Marks disse que o eBay, como empresa de comércio eletrônico, desejava uma companhia offline que complementasse seu alcance, e que a Hearst “compartilha de nossos valores ambientais, tanto em suas práticas de negócios quanto em seu compromisso de promover uma conversação sobre o consumo sustentável”.

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.