Bitdefender descobre novo malware que afeta boletos bancários
A Bitdefender, empresa especializada em software antivírus, anunciou o descobrimento de um novo malware que afeta os meios de pagamento online. Intitulado “Gen:Variant.Kazy.156552”, o malware altera a estrutura do código de barras dos boletos bancários, visando desviar o pagamento de algum título para uma conta de terceiros.
O malware opera se infiltrando no sistema em que é gerado o código de barras, inserindo espaços e modificando sua estrutura. Com o código alterado, o cliente, ou o operador do caixa, se vê forçado a digitar o número, já adulterado, que será redirecionado a outra conta. O vírus reconhece e remove softwares de segurança dos bancos, além de desativar o firewall do Windows.
Para Eduardo D’Antona, presidente da Securisoft e diretor da Bitdefender, qualquer tipo de anomalia ou indício de que boleto pode ser suspeito (como demora excessiva na execução do pagamento ou pedido para redigitar dados) o usuário deve interromper a operação e fazer uma varredura em seu sistema: “Se houver qualquer dificuldade na operação, o ideal é descartar o documento e solicitar outro à fonte cobradora”, acrescenta D’Antona.
Categoria: Crimes