Facebook lança site de compra coletiva com foco no convívio social

| 27/04/2011 - 01:15 AM | Comentários (0)

O Facebook, rede social com aproximadamente 600 milhões de usuários ativos, informou nesta terça-feira que iniciou uma operação própria no segmento de compra coletiva on-line. Inicialmente o serviço será disponibilizado em apenas cinco cidades dos Estados Unidos: San Diego, San Francisco, Atlanta, Dallas e Austin, Texas.

A informação surgiu quase uma semana depois de o Google (seu principal concorrente) ter anunciado um serviço semelhante de ofertas diárias, o Google Offers, que atualmente é comercializado nas cidades de Portland, Nova York, Oakland, e San Francisco.

No entanto, nem todas as ofertas envolvem descontos, diz o Facebook. Algumas tem o objetivo de permitir que os consumidores usufruam de serviços diferenciados, tais como uma entrada para os bastidores de espetáculos, um passeio pelo novo estádio do Dallas Cowboys, ou uma visita na Academia de Ciências da Califórnia em San Francisco.

“Estamos construindo um produto que é social desde o princípio”, afirma Emily White, que trabalha no novo serviço de ofertas diárias lançado pelo Facebook. “Todas as ofertas são coisas que você quer fazer com os amigos, não procuramos ofertar clareamento nos dentes, e sim um rafting em um rio”, afirmou.

Muitos sites do gênero utilizam um componente de aproximação social como forma de estimular vendas. Por exemplo, se você conseguir três amigos que comprem um voucher em uma determinada empresa, o seu é gratuito. Na maioria dos sites, as ofertas somente são validadas após um número específico de consumidores comprá-la.

As receitas provenientes do mercado de compra coletiva norte-americano podem chegar a 2,67 bilhões de dólares em 2011, crescimento de 138% em relação ao ano de 2010, quando este setor registrou um faturamento de 1,12 bilhões de dólares, segundo a Local Offer.

Tags: , , , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.