No Brasil, apenas 60% dos e-mails marketing chegam à caixa dos destinatários

| 23/09/2014 - 11:59 AM | Comentários (0)

imbox

A cada 10 emails marketing enviados no Brasil, apenas seis chegam à caixa de entrada dos usuários. As demais mensagens são consideradas spam ou se perdem, após serem bloqueadas pelos provedores, que cada vez mais investem no refinamento de seus filtros. Os dados deixam o País na última colocação do ranking de entregabilidade, elaborado no estudo “Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2014” da Return Path, empresa especializada em Email Intelligence.

No topo da lista, composta por nove países, Austrália e Alemanha aparecem empatadas com 89% das mensagens entregues, seguidos por Reino Unido e Estados Unidos (87%), França (84%), Canadá (83%), Itália (81%) e Espanha (76%). A média global de entregabilidade é de 83%.

Entregabilidade por País

1º – Austrália e Alemanha (89%)

2º – Reino Unido e Estados Unidos (87%)

3º – França (84%)

4º – Canadá (83%)

5º – Itália (81%)

6º – Espanha (76%)

7º – Brasil (60%)

Para Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil, os números são um alerta ao profissional de marketing. “Apesar de observarmos uma evolução positiva em ações de email marketing que já se beneficiam das melhores práticas e métricas de performance, o mercado de ecommerce brasileiro tem crescido rapidamente e há novos players a cada dia, que muitas vezes desconhecem as soluções disponíveis para a eficiência das campanhas”, explica. “O estudo é uma forma de mostrar o cenário e revelar o quanto as empresas podem evoluir em termos de desempenho ao acompanhar os números e desenvolver uma estratégia apropriada para este canal”, completa.

Ao customizar a pesquisa por setores da indústria e do comércio, a Return Path constatou que as empresas ligadas a saúde e beleza são as que têm mais êxito em atingir o público alvo, com entrega de 96% das mensagens, enquanto as de software e Internet são as mais prejudicadas, com apenas 43% de taxa de entregabilidade.

O estudo também mostra, como exemplo, o sucesso da ação do Gmail em permitir que os usuários recebam mensagens de marketing em uma pasta e as pessoais em outra. “Fazer essa separação não desmotivou o engajamento. Ao contrário, mostrou que o consumidor gosta de emails, mas ignora as mensagens comerciais quando estas estão misturadas com seus emails pessoais. Portanto, a inovação promovida pelo Gmail foi benéfica tanto para os remetentes, quanto para os usuários”, disse Bucciarelli.

Mobile em alta

Outro dado relevante diz respeito à expectativa no aumento do volume de emails marketing recebidos em época de compras do final de ano. O estudo mostra que o desempenho no período manteve a constância dos demais meses de 2013, pelo menos em campanhas legítimas. Em novembro, pela primeira vez, mais de 50% dos emails foram abertos em dispositivos móveis, sendo a maioria deles em iPhone e iPads, que não oferecem o recurso do webmail de alguns provedores, para que os clientes marquem uma mensagem como spam, poupando os remetentes de quaisquer danos à sua reputação.

Metodologia

O estudo da Return Path foi feito com base em mais de 490 milhões de emails comerciais enviados, com permissão, a consumidores de todo o mundo, entre maio de 2013 e abril de 2014. As estatísticas também consideraram o desempenho em mais de 150 provedores, na Europa, Ásia, Pacífico e Américas do Norte e do Sul.

Entregabilidade por Setor

1º – Saúde e beleza – 96%

2º – Seguros – 92%

3º – Moda, Alimentos e bebidas/ Acessórios automotivos – 91% 4º – Varejo/ Organizações sem fins lucrativos – 90% 5º – Serviços corporativos/ Hospitalidade/ Financeiro – 87% 6º – Educação – 86% 7º – Viagens, recreação e lazer/ Comunicações – 84% 8º – Telecomunicações – 82% 9º – Editoras, broadcast, internet – 81% 10º – Biotecnologia – 79% 11º – Serviços de consumo – 77% 12º – Mídia e Entretenimento – 74% 13º – Tecnologia – 70% 14º – Software e Internet – 43%

O estudo completo está disponível para download gratuito em http://landingbr.returnpath.com/Relatorio-de-benchmark-de-entregabilidade

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.