Por que fraudar no E-Commerce é tão fácil?
Diferente das compras presenciais, onde o vendedor vê o cliente e pode solicitar a documentação e assinatura para comprovar a autenticidade dos dados, em transações online isto não é possível; pelo menos não desta forma.
A opção de comprar na Internet permite que um ciber-fraudador consiga se passar por qualquer pessoa, protegido pela anonimidade do meio. Como não há a necessidade de aparecer e muito menos de sujar sua imagem com o ato ilícito, o criminoso apenas necessita de alguns documentos, cartão de crédito válido e acesso à internet para atuar com uma probabilidade reduzida de ser pego.
As fraudes em e-commerce são bastante comuns atualmente, especialmente por não haver uma legislação efetiva que iniba esse tipo de situação e puna aqueles que cometem crimes eletrônicos. Conforme um levantamento realizado pela Clearsale, as tentativas de fraudes chegaram a R$3,6 mil por minuto no ano passado, o que representou 4,4% de todas as transações em e-commerce. Isso evidencia que crimes no comércio eletrônico não são raros e representam um risco real para todo negócio, ainda mais se este não possuir algum mecanismo de segurança para minimizar esse tipo de atuação.
Mesmo assim, muitos empreendedores entendem que não precisam de um sistema de análise antifraude, acreditando que suas lojas não apresentam risco efetivo ou que seus produtos/serviços são muito específicos para despertarem o interesse do fraudador, o que acaba sendo grande equívoco.
Muitas vezes, o criminoso não quer aquilo que está sendo vendido, mas precisa validar o cartão de crédito, podendo realizar esta “queima” de documentos em qualquer loja virtual. Assim, independente do segmento de atuação do e-commerce, podem haver altos índices de chargeback ou cancelamento da venda pela necessidade que o fraudador tem de validar estes dados. Um cenário ainda pior é a falta de um mecanismo antifraude, aliado ao interesse do ciber-fraudador estar exatamente naquilo que uma loja está vendendo. Ele irá atrás dessas brechas, para que possa atuar e alcançar seu objetivo, vendo este e-commerce como uma forma fácil de girar lucro rápido sem que seja notado diretamente.
Portanto, dispor de solução antifraude é importante para preservar a segurança de qualquer empresa. Existem várias opções disponíveis no mercado, basta optar pela que se adapta melhor às necessidades de cada empreendimento e, dessa forma, reduzir a chance de haverem problemas futuros.
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