“Nunca Faça Isso” em sua Loja Virtual

| 11/01/2011 - 01:44 AM | Comentários (3)

Essa lista é de práticas não usuais que se utilizadas podem afastar ou simplesmente dificultar o processo de fechamento de compra pelos consumidores. Esses simples itens podem ser revisto rapidamente em qualquer plataforma e com o resultado de aumentar o potencial das vendas e ainda auxiliar cada vez mais os possíveis clientes durante o processo de compra.

  • Nunca use a cor do botão “Inserir no Carrinho” ou “Comprar” nas mesmas cores do tema do site. Cores contratantes com o tema oferecem melhores taxas de conversões de vendas.
  • Nunca use “pré-autenticação” solicitando o email. Consumidores não gostam dessa prática e consideram que só servirá para utilização de SPAM indevido. Isso é altamente danoso para imagem da loja virtual.
  • Nunca coloque o botão “Limpar Formulário” próximo aos botões “Continuar” ou “Próximo Passo”. Considere que acidentalmente o consumidor possa clicar e todos os seus dados serão apagados involuntariamente.
  • Nunca apresente uma mensagem de erro durante o processo de fechamento de compra, com um simples texto em vermelho no cabeçalho do formulário. Coloque uma mensagem clara, objetiva e muito bem sinalizada.
  • Nunca utilize o botão “Cancelar” na tela de fechamento do pedido. Isso poderá gerar uma sugestão subliminar para o consumidor.
  • Nunca utilize um botão com o título “Enviar”, ele não contém uma boa conotação comercial. Utilize em seu lugar, por exemplo: “Continuar”, “Próximo Passo” ou “Finalizar”.
  • Nunca permita a exibição de falha de imagem (o famoso “X”) e ainda imagens sem qualquer tipo de destino (link). Tenha certeza que as imagens existem ou crie um sistema para verificar a ocultação caso haja falha de carregamento.
  • Nunca coloque a navegação da sua loja no lado direito. A experiência do usuário diz que tudo sempre estará à esquerda, baseado em nossa cultura. Os olhos lêem a página da esquerda para direita.
  • Nunca utilize na descrição de produtos as informações básicas do fabricante, considere que deve ser desenvolvido um texto comercial e principalmente levando em consideração as palavras variantes que um consumidor poderá utilizar para procurar.
  • Nunca faça venda cruzada (cross-sell) de produtos em que os valores sejam muitos discrepantes. A regra é algo em torno de 10% a 20% do preço do produto que está sendo visualizado.

Todas essas regras são rápidas e simples de aplicação e com isso ficará ainda mais fácil converter a loja virtual num grande comércio eletrônico com o foco em prestar serviços para os consumidores e por conseqüência vender os produtos.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

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  1. Marcelo Stutz disse:

    Muito bom este post do Marcelo Goberto. Só achei que ficaram de fora alguns pequenos “algo mais”, por assim dizer. Fica aqui a minha sugestão de um post mais completo, mesmo que seja bem extenso. Neste caso vale muito a pena a leitura pois, informações corretas como estas postadas aqui fazem muita diferença na hora de criar uma loja virtual para reduzir ao máximo os erros que possam ocorrer.
    Um grande abraço.

  2. Flávio Maciel disse:

    Parabéns, Marcelo, é isso aí.

    Nossos artigos tem tido bastante sinergia entre si, por isso acho que sempre gosto bastante do que você escreve.

    Claro que um único artigo não consegue resumir todo tipo de dicas para evitar carrinhos abandonados.

    Por isso criei um GUIA GRATUITO de otimização de lojas virtuais com essa finalidade que deixo como sugestão para os leitores:
    http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/autoavaliacao-do-checkout/

    Abraços

  3. André Luiz disse:

    Muito bom, vou ver o que aplico no http://www.camisetas4ever.com.br
    Têm algumas coisas que estão erradas, por exemplo as informações estão em vermelho no Carrinho e bem Pequenas, quase não da para ler.
    Ou seja esse post, entre outras dicas, é excelente!!

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