Divulgue sua loja virtual na hora certa

| 11/05/2012 - 08:01 AM | Comentários (0)

Muito se discute sobre a importância de divulgação para uma loja virtual, uma vez que sem essa prática o empreendimento se torna limitado e incapaz de crescer. Nesse sentido, para manter a eficácia da divulgação da loja virtual é preciso determinar horários para alcançar o público consumidor.

Lançar postagens de promoções e divulgação da loja no horário em que o consumidor está conectado às mídias sociais parece uma técnica muito simples e até óbvia, no entanto, é pouco utilizada. Comercialmente existem horários mais propícios para alcançar os consumidores de seu empreendimento online, por isso, é uma prática que gera resultados.

Se tratando de mídias sociais, o Facebook e o Twitter – principais redes utilizadas pelos brasileiros – possuem períodos de pico divergentes e devem ser observados pelo lojista antes de iniciar a divulgação da empresa. No Facebook, inúmeras lojas virtuais estão presentes buscando desenvolver suas vendas e estratégias de divulgação; contudo, ao divulgar aos consumidores já atentos à sua Fan Page, os resultados são muito melhores.

Da mesma forma acontece com o Twitter. O microblog possui atualizações muito rápidas e para conquistar um espaço de evidência na timeline do consumidor é preciso fazer postagens no horário “nobre” da mídia, pois de nada adianta anunciar uma “super promoção” se seus potenciais clientes não ficarem sabendo.

O Brasil é um dos países mais integrados em mídias sociais no mundo, o 2º conforme dados da ComScore. Dessa forma, entende-se que os consumidores já estão no lugar certo, basta encontrá-los na hora exata.

No Facebook:

• Segundo pesquisas, o botão “Curtir” em Fan Pages tem 20% a mais de chances de ser acionado em horários como 11h, 15h e 20h;
• Durante a semana, o principal dia de acesso à Fan Pages é às quartas-feiras, sendo que o domingo é o dia com menor volume de integrações.

No Twitter:

• Os períodos de maior movimentação na rede são das 14h às 17h e das 20h às 22h;
• Durante a semana, os dias com maiores taxas de integração estão entre terça e quarta-feira com grande número de tweets propagados.

É importante destacar, inclusive, que a máxima: “Quantidade não é sinônimo de qualidade” também se aplica na divulgação da loja virtual via mídias sociais, uma vez que o número de postagens não deve ser exagerado. Isso também se aplica quando falamos de e-mail marketing.

Nada de sobrecarregar seu consumidor com informações, promoções e ofertas relâmpago, pelo contrário, deve-se despertar no cliente o interesse pela empresa virtual que sempre oferece aquilo que é preciso, no momento que se espera. O segredo está em falar o suficiente no momento oportuno.

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

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