4 erros comuns de e-mail marketing que levam a descadastros
Construir uma lista de e-mails de alta qualidade pode demorar e exigir empenho, mas é um esforço que inúmeras empresas fazem por uma simples razão: o e-mail marketing é uma das formas mais eficazes para crescer um negócio.
Mas a construção de um banco de dados é apenas metade da batalha. A outra metade: manter assinantes felizes.
Infelizmente, é muito fácil cometer erros que geram perda de assinantes. Aqui estão quatro dos erros mais comuns desse tipo.
Exagerar na pressão marketing
Muitas empresas bombardeiam seus assinantes com e-mails muito mais do que eles gostariam de receber. Isso pode levar rapidamente a um atrito e desinteresse por parte dos assinantes.
O que fazer
Lembre-se que no e-mail, é possível fazer mais com menos. Não se preocupe apenas em comunicar os assinantes com maior frequência, mas foque em garantir que cada comunicação seja um destaque quando se trata de valor. O conteúdo deve ser perspicaz, e o call-to-action deve ser atraente.
Não respeitar preferências
Se enviar muitos e-mails é uma das maneiras de perder assinantes, não respeitar suas preferências é uma das melhores formas de deixá-los desapontados. Preferências importantes que sempre devem ser observadas incluem seleções de lista de frequência, assuntos de interesse, configurações e opções de formatação.
O que fazer
Em muitos casos, as violações de preferência são o resultado de sistemas de gestão mal implementados. É importante testar completamente o sistema em uma base periódica para garantir que as preferências estão sendo capturadas adequadamente e que a plataforma de envio de e-mails está integrada corretamente.
Falta de relevância percebida
Mesmo se você estiver enviando e-mails para os assinantes na frequência certa e esteja respeitando suas preferências, seus e-mails podem estar muito aquém das expectativas, se os assinantes não os virem como relevantes. Irrelevância acabará por levar a uma coisa: descadastros.
O que fazer
Existem algumas maneiras de compreender e possivelmente aumentar a probabilidade de entregar e-mails relevantes e mais suscetíveis de gerar interesse aos assinantes. Exemplos:[optinlocker]
- Manualmente solicitar o feedback dos assinantes para garantir que você está em sintonia com as suas necessidades.
- Coletar mais opções de preferência declarativas que permitem uma melhor segmentação de clientes.
- Acompanhar as taxas de abertura, clique e conversão, utilizando como critério para segmentação.
- Analisar o mapa de calor das campanhas para criar categorias de envios futuros (mais informações aqui).
Inconsistência
Se os seus e-mails não têm uma característica consistente de branding e sua fonte não é imediatamente aparente, há uma maior probabilidade de que alguns assinantes possam não entender por que receberam um e-mail, levando a um cancelamento.
O que fazer
Utilize sempre o mesmo nome de remetente para reduzir o risco de confusão sobre a origem de seus e-mails. E, sempre que possível, desenvolva modelos de e-mail que utilizem características visuais consistente de sua marca.[/optinlocker]
Categoria: Cases