5 maneiras de manter o cliente engajado com e-mail marketing
A reativação é um tema recorrente, com as marcas se perguntando se uma campanha de re-engajamento é a próxima grande iniciativa que deveriam implementar.
Muitas vezes o esforço dedicado para que os assinantes voltem a perceber sua marca poderia ser melhor utilizado trabalhando para manter a atenção deles enquanto estão ativos. Antes de implementar uma campanha de re-engajamento, certifique-se que você está utilizando todas as ferramentas à sua disposição para manter o relacionamento.
Boas-vindas
O engajamento começa com uma série de boas-vindas. É incrível como nos dias de hoje, uma grande parte das empresas ainda não possuam um e-mail de boas-vindas. Se você não está fazendo isso, está perdendo uma oportunidade para se conectar.
Seus assinantes estão mais envolvidos nos primeiros 40 dias após a inscrição. Aproveite esse período. Diga-lhes tudo o que querem saber sobre você e pergunte tudo o que você quer saber sobre eles. Você pode evoluir para uma série de boas-vindas, ou programa onboarding, utilizando comportamentos do destinatário (por exemplo, cliques de e-mail e páginas visitadas) para determinar o conteúdo que eles receberão.
Conteúdo personalizado e dinâmico
Em seguida, foque na relevância. Em outras palavras: personalização, segmentação e conteúdo dinâmico. Fale com eles diretamente e de forma relevante segmentando por comportamentos, demografia e preferências para determinar o conteúdo adequado.
Você pode segmentar sua lista de várias maneiras, tais como clientes fiéis/primeira vez, compradores/prospectos, masculino/feminino, geografia, faixa etária, interesses de produtos, etc. Tente adaptar as ofertas e produtos sugeridos pelos seus segmentos. Se você é relevante para seus assinantes, eles serão mais propensos a ficar engajados.
Automação
Uma vez que você implementou conteúdo dinâmico para entregar mensagens mais relevantes, o próximo passo é a automação. Aprimore seu programa para garantir que você está enviando as mensagens certas na hora certa. Mensagens automatizadas e campanhas que você pode querer incorporar em seu mix de mensagens incluem aniversário, pré e pós-venda, carrinhos abandonados, cross sell e up sell, histórico de navegação, reposição de produtos, e muitos outros.
Monitoramento e pontuação
Agora que você está utilizando as ferramentas à sua disposição para entregar a mensagem certa no momento certo, certifique-se de acompanhar o relacionamento. Mas não basta acompanhar quantas pessoas abriram e-mails nos últimos 30, 60, 90 dias. Vá além. Olhe para seus contatos de e-mail e a interação no site, e considere implementar uma pontuação para identificar mudanças no engajamento com base em resposta e frequência. Isso lhe permitirá retomar a atenção de clientes caso sua marca esteja perdendo relevância, enquanto eles ainda estão ativos e não depois que se descomprometerem.
Re-engajamento
OK, agora é hora de olhar para o re-engajamento. O que você faz depois que o assinante parou de prestar atenção? Envia uma oferta? Pede a eles para clicar em um link para que voltem a ser ativos, e se o fizerem, será que isso realmente os torna engajados novamente? Ou você os convida para atualizar suas preferências?
Se eles não reagirem, o que você faz então? E se eles reagem, como você mantém o ritmo? Há uma série de fatores para pensar. E realmente é um grande trabalho resgatar um pequeno grupo para engajamento novamente e por isso que esse fator deve ser uma prioridade secundária, focando primeiramente em obter e manter a atenção de seus assinantes.
As respostas irão variar de acordo com a sua empresa, produto e os assinantes (por exemplo, os compradores antigos versus o resultado de um esforço de aquisição). Uma sugestão como ponto de partida seria pedir atualizações de preferência de inativos e lembrar do valor de seu e-mail e produto. Construa uma campanha de “Welcome Back” para resgatá-los. Dentro dessa faixa de mensagens, você pode atualizá-los sobre o que há de novo com a empresa, aplicar algum conteúdo muito relevante dinâmico, referir-se a seus novos interesses, etc.
Não é fácil manter a atenção, mas vale a pena o esforço. Não só é mais custo-efetivo manter um cliente que adquirir um novo, mas você tem uma oportunidade de criar um seguidor leal e advogado da marca. Embora possa soar como um grande trabalho, tudo isso pode ser realizado através de e-mails automatizados, conteúdo dinâmico e retargeting (ou remarketing), ou seja, você pode deixar muito do esforço em piloto automático, se sua plataforma atual lhe permite isso.
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