A importância de uma logística eficiente para empresas de pequeno e médio porte

| 16/10/2014 - 07:20 AM | Comentários (0)

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Dentre as áreas estratégicas de um e-commerce, a logística é uma das que mais preocupam os gestores e donos de lojas online.

A logística engloba diversos assuntos e envolve uma série de pontos vitais em uma operação de e-commerce, como: cadeia de suprimentos, armazenagem, distribuição, transporte, entre outros.

Na maioria das vezes, a distribuição e o transporte são negligenciados por uma parte significativa das lojas online de pequeno e médio porte. De acordo com uma pesquisa da ABCOMM, mais de 90% das lojas de comércio eletrônico utilizam os Correios e apenas 35% utilizam transportadoras. Como, em muitos casos, os Correios deixam de ser uma opção eficiente de distribuição, buscar uma estratégia equilibrada de envio pode consolidar um crescimento sustentável em seu negócio.

Então, sua empresa optou por utilizar uma transportadora para realizar as entregas. Atualmente, existem cerca de 72 mil transportadoras no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Diante de tantas opções, como fazer para escolher uma transportadora?

A primeira dica é encontrar parceiros que apresentem afinidade com seu mercado e que possam agregar valor à sua operação de e-commerce. Essa dica se torna ainda mais valiosa se a sua empresa explora um nicho de mercado como, por exemplo, floriculturas. Nesse caso específico, cuidados no manuseio e transporte da mercadoria são cruciais para que o cliente tenha uma boa experiência de compra.

Outra recomendação interessante é escolher um parceiro logístico que ofereça diferenciais competitivos em termos de tecnologia, como rastreabilidade da entrega. Diferente de uma loja física, o momento final da compra online não se define no momento de pagar, ou seja, na hora do checkout, mas sim no instante em que o transportador está na casa do cliente, efetivando a entrega. Até esse ponto, a ansiedade do cliente é responsabilidade da empresa. Por isso é importante manter o cliente informado sobre o status da entrega, porque isso evitará estresse e proporcionará uma experiência de compra mais satisfatória, aumentando as chances de uma nova compra e indicação.

Mais uma boa alternativa para se destacar é escolher plataformas de logística especializada em entregas de e-commerce. A B2Log, por exemplo, possui diversos diferenciais logísticas, como: entrega no sistema o “same day delivery”; tecnologia mobile que informa o status da entrega em tempo real; e integração com o ERP da loja virtual através de WebService, para automação do cálculo do frete, evitando erros comuns em operações onde esse controle é feito manualmente.

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Categoria: Cases

Sobre Juca Oliveira: Juca Oliveira é CEO & fundador da B2Log, possui expertise nas áreas de inovação, gestão e operações de e-commerce, web e tecnologia. Nos últimos 12 anos desenvolveu projetos e startups nos segmentos de varejo, viagem e logística. Ver mais artigos deste autor.

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