Intelipost traz ao mercado plataforma para gerenciamento de logística
Logística ainda é uma área muito deficitária no Brasil. De acordo com o ranking do Banco Mundial, o País está em 65º lugar entre 160 nações. Na lista divulgada anteriormente, em 2012, ocupava a 45ª posição. Para ajudar as empresas a amenizar as dificuldades que têm na logística, a Intelipost, plataforma especializada em gerenciamento de logística para o pré e pós-venda, traz ao mercado uma solução completa para que lojistas virtuais, varejistas físicos e distribuidores possam gerir com maior eficiência os processos de logística.
Atuando desde março de 2014, a Intelipost recebeu investimento de R$ 2,7 milhões feito pelo fundo Project-A Ventures. A solução desenvolvida faz a interface entre embarcadores e transportadoras. Ao ser conectada ao sistema de vendas e entregas da empresa, a plataforma identifica as opções de transporte, destacando a melhor transportadora, prazos e valores de fretes, de acordo com características do pedido e a região de destino. A plataforma já conta com mais de 300 transportadoras integradas, mas foi desenhado para possibilitar que outros provedores logísticos fossem trazidos para o sistema conforme a demanda.
“A solução auxilia nos processos de logística, tanto no pré-venda – quando o cliente está buscando a forma de entrega – quanto no pós-venda – quando a loja busca monitorar entregas em tempo real, manter seus clientes informados e analisar o desempenho das transportadoras”, explica Gabriel Drummond, cofundador da Intelipost. Além disso, a melhoria no gerenciamento da logística traz diversos benefícios, como redução de custos, a melhoria da experiência do consumidor e do índice de recompra, e o ganho de eficiência na operação da loja.
De acordo com Drummond, entre 70% e 80% das reclamações dos e-commerces estão relacionadas à entrega. Com um melhor gerenciamento, esse problema pode ser minimizado, além de contribuir para a redução do custo de fretes, chegando a mais de 40% em alguns casos.
“Cada lojista é obrigado a fazer integrações para cada transportadora que utiliza, assim como constantemente atualizar dados de preço, prazo e abrangência em seu sistema. Já vimos tabelas de frete que se baseiam em mais de 30 fatores para o cálculo do preço. Além disso, sabemos que cerca de 5% da base de CEPs do Brasil são alterados todos os meses. Com nosso sistema, o lojista tem todas essas informações disponíveis e atualizadas, e pode se focar em questões mais estratégicas para sua empresa”, pontua o executivo.
Até 2016, a empresa planeja expandir para outros países da América Latina. Entre os clientes atendidos atualmente, estão PetLove, evino e PróSpin.
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