Algumas estratégias de sucesso para seu negócio em e-commerce

| 18/11/2009 - 02:05 AM | Comentários (0)

Uma das grandes virtudes dos grandes empresários é saber aprender com seus próprios erros. Porém, acredito que aqueles que aprendem com os erros dos outros e se esforçam para não cometê-los são profissionais mais virtuosos.

Apesar de não acreditar em fórmula de sucesso, não posso negar que existem práticas no ramo de e-commerce que são regras básicas e fazem muita diferença quando não aplicadas.

Por isso, decidi postar aqui dicas de estratégias adotadas pelas grandes lojas virtuais e que são práticas básicas para o sucesso de qualquer negócio no ramo de e-commerce.

As dicas foram publicadas no Plantão Online, e são as seguintes:

1) Cuidados com a home page:

1.1) Diariamente e dependendo do caso, várias vezes ao dia, os produtos da home page são alterados de acordo com as vendas.

1.2) Além da mudança de produtos, banners com promoções e ofertas também são divulgados periodicamente. Mas é muito importante tomar cuidado com o layout, pois quando se quer dar destaque para muita coisa gera confusão para o cliente.

2) Cadastro para recebimento de newsletter: É importante dar um bom destaque para o cliente cadastrar seu nome e e-mail para o recebimento das newsletters. Você pode manter esse “cadastro rápido” (só com nome e e-mail) e também os dados do cadastro completo para a compra. Por incrível que pareça, o e-mail marketing ainda é uma fonte significativa de geração de receita para o comércio eletrônico.

3) Recuperação de compra: Quando uma compra não é aprovada, um e-mail automático ou ligação é feita para o cliente para tentar reverter a situação.

4) Promoções: Frete grátis e desconto à vista no boleto (já que, normalmente, o boleto tem um rebate financeiro menor do que o cartão de crédito) ajudam muito a alavancar as vendas. Uma outra forma de pagamento interessante é a possibilidade de dividir em dois cartões (assim, problemas com o limite de crédito podem ser contornados).

5) Páginas de departamentos: Possuem várias atualizações, tal como a home page – lembrando que muitas vezes uma pessoa cai num site por uma página interna (em função da busca orgânica ou links patrocinados), então essas páginas precisam estar bem trabalhadas.

6) SEO: Algumas soluções de comércio eletrônico mais sofisticadas já possuem ferramentas de SEO embutidas que podem ser customizadas pelos clientes de modo a melhorar a busca orgânica. Os grandes varejistas investem bastante nisso.

7) Gestão de preços: Acompanhamento diário dos preços da concorrência. Uma ferramenta grátis que pode ser utilizada é a do Buscapé.

8 ) Promoções com descontos altos: Por exemplo: até 50%. Se você observar, são poucos os produtos com descontos realmente altos, a maioria fica numa proporção até 15%. Isso é muito comum no varejo físico também, mas acaba atraindo muitos consumidores.

Enfim, essas são algumas informações sobre a gestão de uma grande loja virtual. É claro que a implementação depende do segmento e da capacidade de cada empresa. Mas saibam que um grande diferencial que os pequenos e médios varejistas possuem é a rapidez para inovar sem tanta burocracia, como algumas vezes é o caso das grandes empresas.

Além disso, é possível estar mais próximo dos consumidores. Quando se tem uma estrutura menor, é mais fácil entender e acompanhar o andamento da operação como um todo.

Se você tem alguma dica ou observação para nos enviar, fique à vontade. Comente!

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Categoria: Cases

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