Os segredos para ter sucesso no e-commerce
Cada vez mais empresários decidem investir no lançamento de uma loja virtual. Mas, para obter sucesso, é preciso ter um bom plano de negócios, por isso, em primeiro lugar, é importante analisar a concorrência, o mercado, projetar o quanto é preciso ter em caixa para manter um fluxo saudável até que o comércio eletrônico comece a lucrar.
Depois, é preciso analisar por onde o pedido passa, a partir da finalização da compra, desde a parte de conferência dos dados do cliente, confirmação de pagamento, verificação de estoque, embalagem, nota fiscal, até o despacho para a transportadora.
Considerando que a maior parte dos pagamentos é realizada por cartão de crédito e, muitas vezes, parcelada, é importante preparar o seu fluxo de caixa para não ficar no vermelho enquanto aguarda pelo repasse do pagamento das bandeiras.
Outro passo está na escolha da plataforma. Os custos podem variar muito, mas o que realmente importa na hora de escolher a tecnologia mais adequada ao seu e-commerce é avaliar se ela permite a inserção de imagens em diferentes tamanhos e formatos, e que seja fácil de operar. Além disso, é importante que o sistema permita integração com estoque, aprovação de pedidos e conciliação bancária e ferramentas antifraude.
Um ponto de extrema importância, que muitas vezes é deixado de lado, são os fornecedores. O estoque da loja depende do espaço físico disponível, e se ele não for muito grande, manter relacionamento com bons fornecedores que entregam no prazo e tenham bons produtos passa a ser crucial para fazer o negócio girar.
Quando o assunto é e-commerce, também não podemos deixar de falar sobre fraudes. Esse é um ponto muito importante e delicado no desenvolvimento de uma loja virtual. Existem ferramentas programadas para analisar as transações e verificar se a compra não é uma fraude.
Por fim, mas não menos importante, está o atendimento. Além do tradicional telefone, existem diversas outras maneiras de atender aos usuários, como as redes sociais, o sistema de chat da loja ou de atendimento automático com respostas prontas disponíveis no site. Analisar o que os clientes falam sobre os serviços e produtos do seu comércio eletrônico é essencial para saber quais têm sido os erros e acertos do empreendimento.
Categoria: Cases
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E você, tem perfil para ter um negócio na internet?
/artigos/cases/e-voce-tem-perfil-para-ter-um-negocio-na-internet
Boa leitura!
Abs,
Miro
Bom dia Mauricio,
Concordo quase tudo, menos 2 coisas :)
“Que realmente importa na hora de escolher a tecnologia mais adequada ao seu e-commerce é avaliar se ela permite a inserção de imagens em diferentes tamanhos e formatos”. Na minha humilde opinião tem elementos muito mais importantes que o tamanho das imagens; a escolha entre uma plataforma fechada versus uma plataforma open source para começar.
A funcionalidade de gerenciamento de estoque e importante apenas para as empresas que precisam disso. Tenho clientes que vendem lentes de contacto onde o gerenciamento de estoque nao e necessário.
Aprendi que antes de escolher uma plataforma e importante pesquisar, e listar os requerimentos para sua loja. Depois e uma questão de usar essa lista como base paras as escolhas.
Abs!
http://www.digisales.com.br