Dicas para “O Dia do Frete Grátis”
Essa onda de datas especiais para e-commerce vem tomando força total ano a ano. O Free Shipping Day surgiu nos Estados Unidos em 2008 onde é executado pelas lojas virtuais geralmente por volta do dia 17 de dezembro. No Brasil já estamos no segundo ano e a campanha “O Dia do Frete Grátis” será no próximo dia 26 de abril.
Para se ter uma ideia do sucesso dessa data especial, um estudo realizado pela comScore em parceria com a UPS, afirma que:
– 73% dos e-consumidores classificam o frete grátis como a promoção mais importante das lojas virtuais.
– 63% dos e-consumidores já indicaram lojas virtuais que possuem promoções de frete grátis.
– 58% dos e-consumidores querem mais promoções de frete grátis.
– 55% dos e-consumidores já abandonaram o carrinho ao se deparar com um preço maior que o esperado no final.
Algumas ações foram tomadas em conjunto com grandes players do e-commerce para marcar essa data no Brasil, mas isso não impede que você lojista, possa realizar suas próprias ações, pelo contrário, ações bem planejadas, podem gerar grande visibilidade e indicações.
Seguem algumas dicas para Frete Grátis:
Antes de aplicar o Frete Grátis, defina quais condições essa promoção pode ser viável. Lembre-se de que o benefício deve ser bom para o seu cliente, mas não pode gerar prejuízo para a sua loja virtual. Exemplo:
– Definir quais produtos tem margem para aplicar 100% Frete Grátis.
– Definir quais destinos serão atendidos com Frete Grátis.
– Definir o valor mínimo de compra, independente dos produtos ou destino.
– Aplicar todas as estratégias acima.
Identificar através de selos dinâmicos cada tipo de promoção. Exemplo:
– Frete Grátis para todo o Brasil.
– Frete Grátis nas compras acima de R$99,90.
– Frete Grátis para Norte do Brasil.
– Frete Grátis para São Paulo e entrega no mesmo dia.
– Frete Grátis para todo o departamento.
Comunique seus clientes de forma personalizada. Se você está definindo várias promoções de Frete Grátis, comunique os clientes que podem ser beneficiados com essas promoções.
Crie campanhas específicas para todas as ações com o objetivo de medir o ROI. Exemplo:
– Defina uma campanha para cada e-mail marketing segmentado que for enviado. Dessa forma é possível ter a informação detalhada de quais grupos de clientes geram ROI maior, ou seja, quais são as ações que trouxeram maior retorno sobre o investimento.
Essas ações, quando bem planejadas, podem (e devem) ser aplicadas constantemente na loja virtual. Para isso é preciso ter uma plataforma de e-commerce que ofereça ferramentas para que o planejamento seja colocado em prática de forma ágil e que permita que o lojista tenha liberdade para realizar alterações sempre quando for preciso.
Com essas dicas, já é possível colocar os planos em prática.
Categoria: Cases
Regras são fundamentais. Estabelecer as condições de ”funcionamento” das promoções de frete ajudam na compreensão do funcionamento da mesma.