Dicas de Conversão de Carrinhos Abandonados
Você já mediu qual é a porcentagem de carrinhos abandonados na sua loja virtual? E melhor, quais são as ações de reversão que você tem tomado?
Algumas pesquisas mostram que até 75% dos carrinhos podem ser abandonados pelos e-consumidores, ou seja, provavelmente apenas 15% dos seus e-consumidores estão chegando até a fase de checkout. Desses, ainda existe a porcentagem de desistência na fase do cadastro, entrega, pagamento e apenas uma média de 1,5% realmente concluem as compras. Percebam que esses valores são baseados nas médias brasileiras, não necessariamente seguem os números do seu e-commerce. Mas são base para o nosso estudo.
A maioria dos consultores de e-commerce indicam ações de reversão com e-mail marketing oferecendo um cupom de desconto como fator motivacional para que o cliente retorne e feche o pedido. Obviamente, esta ação é importante, mas ela é paliativa. A primeira coisa a ser feita é entender o porquê o cliente abandonou o carrinho.
Segue aqui uma sugestão bem simples de ser aplicada: Teste de conversão de Carrinhos Abandonados.Consideramos que a plataforma da sua loja virtual possua a ferramenta de recuperação de carrinhos abandonados disponível para sua loja virtual e que você tenha configurado o funil de conversão no Google Analytics.
O teste terá duração de 3 semanas.
– Na primeira semana, você irá enviar o e-mail automático, já configurado no administrador da sua loja virtual, para todos os carrinhos abandonados diariamente.
Dica: Não deixe passar muito tempo para enviar, aproveite o entusiasmo do consumidor.
– Na segunda semana você entrará em contato via telefone com no mínimo 30% dos clientes com carrinhos abandonados. O objetivo é descobrir os motivos reais de abandono, para isso tenha um formulário pronto com perguntas sobre os motivos, geralmente os motivos estão relacionados à frete e forma de pagamento. Por isso, defina alguns benefícios que possa apresentar no momento do atendimento, como frete grátis, brinde ou desconto.
Dica: Para os outros carrinhos abandonados que não forem contatados por telefone, envie o e-mail automático, seguindo a mesma estratégia da primeira semana.
– Na terceira semana, configure um cupom de desconto especial para a recuperação do carrinho. Trabalhe com prazo imediato forçando o consumidor a fechar de forma rápida.
Dica: Configure diariamente um novo cupom.
Feito isso, é hora de mensurar os resultados. Quais ações deram mais retorno entre as 3 semanas e utilizar no dia a dia da operação.
Não esquecendo que acompanhar o funil de conversão para saber quais são as etapas com maior taxa de abandono e tomar ações de melhorias em cada fase. A dica é aplicar as novas estratégias de forma individual e medir. Dessa forma fica fácil saber quais são as ações que estão dando resultado positivo e as que não estão.
Uma loja virtual de sucesso depende das ações de qualidade que a equipe responsável pela operação desempenha diariamente e de uma plataforma que permita que a equipe coloque em prática as estratégias de forma ágil e flexível.
Categoria: Cases
Apliquei as dicas em meu negócio, e a que me deu melhor resultado foi a opção da terceira semana (cupom de desconto). É característico do nosso povo, sempre querer levar alguma vantagem.
http://www.negociodebeleza.com.br
Muito bom o artigo Ana Paula!
É realmente muito importante testar o mercado para encontrar a melhor solução. Com uma estratégia inteligente, os carrinhos abandonados podem converter em vendas ainda mais rentáveis. No post do link a seguir apontamos algumas formas de aumentar a conversão desses clientes: http://bit.ly/16OlFQx
http://www.uaizo.com