Dicas de Conversão de Carrinhos Abandonados

| 03/05/2013 - 10:39 AM | Comentários (2)

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© djama – Fotolia.com

Você já mediu qual é a porcentagem de carrinhos abandonados na sua loja virtual? E melhor, quais são as ações de reversão que você tem tomado?

Algumas pesquisas mostram que até 75% dos carrinhos podem ser abandonados pelos e-consumidores, ou seja, provavelmente apenas 15% dos seus e-consumidores estão chegando até a fase de checkout. Desses, ainda existe a porcentagem de desistência na fase do cadastro, entrega, pagamento e apenas uma média de 1,5% realmente concluem as compras. Percebam que esses valores são baseados nas médias brasileiras, não necessariamente seguem os números do seu e-commerce. Mas são base para o nosso estudo.

A maioria dos consultores de e-commerce indicam ações de reversão com e-mail marketing oferecendo um cupom de desconto como fator motivacional para que o cliente retorne e feche o pedido. Obviamente, esta ação é importante, mas ela é paliativa. A primeira coisa a ser feita é entender o porquê o cliente abandonou o carrinho.

Segue aqui uma sugestão bem simples de ser aplicada: Teste de conversão de Carrinhos Abandonados.Consideramos que a plataforma da sua loja virtual possua a ferramenta de recuperação de carrinhos abandonados disponível para sua loja virtual e que você tenha configurado o funil de conversão no Google Analytics.

O teste terá duração de 3 semanas.

Na primeira semana, você irá enviar o e-mail automático, já configurado no administrador da sua loja virtual, para todos os carrinhos abandonados diariamente.

Dica: Não deixe passar muito tempo para enviar, aproveite o entusiasmo do consumidor.

– Na segunda semana você entrará em contato via telefone com no mínimo 30% dos clientes com carrinhos abandonados. O objetivo é descobrir os motivos reais de abandono, para isso tenha um formulário pronto com perguntas sobre os motivos, geralmente os motivos estão relacionados à frete e forma de pagamento. Por isso, defina alguns benefícios que possa apresentar no momento do atendimento, como frete grátis, brinde ou desconto.

Dica: Para os outros carrinhos abandonados que não forem contatados por telefone, envie o e-mail automático, seguindo a mesma estratégia da primeira semana.

Na terceira semana, configure um cupom de desconto especial para a recuperação do carrinho. Trabalhe com prazo imediato forçando o consumidor a fechar de forma rápida.

Dica: Configure diariamente um novo cupom.

Feito isso, é hora de mensurar os resultados. Quais ações deram mais retorno entre as 3 semanas e utilizar no dia a dia da operação.

Não esquecendo que acompanhar o funil de conversão para saber quais são as etapas com maior taxa de abandono e tomar ações de melhorias em cada fase. A dica é aplicar as novas estratégias de forma individual e medir. Dessa forma fica fácil saber quais são as ações que estão dando resultado positivo e as que não estão.

Uma loja virtual de sucesso depende das ações de qualidade que a equipe responsável pela operação desempenha diariamente e de uma plataforma que permita que a equipe coloque em prática as estratégias de forma ágil e flexível.

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Categoria: Cases

Sobre Ana Paula: Responsável pela área de Design da Ciashop, onde coordena uma equipe com 10 profissionais altamente capacitados. Participou do desenvolvimento e lançamento da plataforma Framework, 3 versões da plataforma Enterprise, 1 versão de plataforma SMB. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (2)

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  1. Valdir disse:

    Apliquei as dicas em meu negócio, e a que me deu melhor resultado foi a opção da terceira semana (cupom de desconto). É característico do nosso povo, sempre querer levar alguma vantagem.

    http://www.negociodebeleza.com.br

  2. Marcelle Xavier disse:

    Muito bom o artigo Ana Paula!
    É realmente muito importante testar o mercado para encontrar a melhor solução. Com uma estratégia inteligente, os carrinhos abandonados podem converter em vendas ainda mais rentáveis. No post do link a seguir apontamos algumas formas de aumentar a conversão desses clientes: http://bit.ly/16OlFQx

    http://www.uaizo.com

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