As Misteriosas “Meta Tags”

| 13/12/2010 - 00:55 AM | Comentários (0)

Praticamente todo sistema de busca se utiliza dessas “etiquetas” para criar índices mais rápidos, eficientes e principalmente relevantes. Mesmo sem essas informações é possível os buscadores indexarem as páginas pelo próprio conteúdo, entretanto o resultado final não será satisfatório e com isso a classificação da página no resultado será péssima. Não se utilizar delas é a mesma coisa que abdicar de colocar o número da casa na fachada, é bem provável que o carteiro ache a casa, mas com certeza será muito mais difícil e talvez ele até desista de vez em quando por conta da trabalheira.

A etiqueta mais importante com certeza é a “title” (Título), é neste local que devemos em poucas palavras definir o nome da página, imagine que isso seria um nome próprio, evite colocar informações técnicas. Um exemplo, para um produto caberia o nome com suas principais características: Separador de Vento Elétrico – Loja.com. Para todo titulo ao final, complemente , Em seguida outra etiqueta que pesa muito para as buscas, é a “description” (descrição), nela devemos escrever um texto relativamente curto para descrever as principais informações sobre a página, continuando o exemplo acima: O separador de vento lhe proporcionará momento único e exclusivo de frescor logo pela manhã.

A próxima etiqueta é a “keywords” (palavras-chaves), essa deve ser usada para criar um relacionamento com outras palavras que muitas vezes não estão nem no titulo ou na descrição, no exemplo: divisor, ar , splitter, wins, eletrônico, econômico. É importante não ultrapassar um número máximo de 20 termos simples, porque os demais com certeza não surtiram efeitos e serão desprezados pelas ferramentas de busca. Toda página de uma loja virtual é possível aplicar esse conceito, na lista de categoria a descrição poderá ser um breve resumo como em departamento e as palavras chaves os vinte principais produtos.

Essas são as principais “meta tags”, com essas pequenas informações adicionadas as páginas de detalhe/listagem de produtos com certeza além de terem um melhor posicionamento nos sistema de buscas, ainda terão um fator de conversão de vendas por visita aumentada, porque os consumidores que chegarem até sua página já virão mais bem direcionados. Por isso, procure manter a coerência nos conteúdos das etiquetas muito próximas a realidade, porque não adianta nada ter visita e não ter venda, sua loja virtual deve ser focada na venda.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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