Saiba como o Canonical URL pode melhorar o posicionamento da sua loja nos buscadores
Esta é uma técnica pouco utilizada em qualquer plataforma de e-commerce. Posso afirmar que 90% das plataformas não utilizam esta técnica, e, embora seja simples de fazer, temos que tomar alguns cuidados na hora de utilizá-la.
Mas, antes de qualquer coisa, verifique com seu fornecedor de plataforma se é possível implementar esta técnica e como fazer. Lembre-se que toda mudança necessita de planejamento. Neste artigo vou abordar o funcionamento desta técnica e orientá-los a como fazer.
A começar pela definição de Canonical URL. Trata-se de uma versão preferencial de várias páginas cujo conteúdo é semelhante ou igual. Para funcionar, deve ser inserida no HEADER da página, por exemplo: <link rel=”canonical” href=”http://www.comm2.com.br/plataforma-de-e-commerce.html” /> . Ela é dividida em dois atributos, o rel e o href. O rel sempre deverá ser =”canonical”, o href é quem sempre irá variar.
O exemplo acima determina para os buscadores que todos os créditos, ranking, métricas e links são atribuídos a página que possui o conteúdo.
Na prática como isto funciona?
Vamos dizer que você tem duas páginas -http://www.comm2.com.br/plataforma-de-e-commerce.html e http://www.comm2.com.br/plataforma-de-comercio-eletronnico.html -, porém, as páginas têm o conteúdo semelhante ou igual. Neste caso, de acordo com o exemplo acima o buscador irá indexar as duas páginas, no entanto, os créditos darão somente a página onde colocamos o canonical e o atributo href no HEAD da página.
A duplicidade de conteúdo pode gerar alguns problemas e dificuldades para os buscadores, como por exemplo:
– não saber a quem atribuir os créditos, ou seja, ele não sabe se premia uma única página ou se divide isto entre elas;
– não conseguirá identificar qual é a página original ou mais importante;
– não saber a hora de remover ou adicionar a página em sua base e qual o resultado mais relevante para uma pesquisa.
Quando ocorre a duplicidade, os buscadores são prejudicados, assim como o nosso site, pois perderá essas premiações e por consequência, receberá menos acesso.
Sabe aquelas TAGS de mais procurados em seu e-commerce? Certamente você consegue manipular fazendo com que a palavra “caneta” seja acessada por uma busca www.meusite.com.br/busca?termo=caneta&order=A-Z&exibe=disponivell , neste caso você pode criar outras TAGS semelhantes, com URLS diferentes, porém o crédito será somente para a página que determinar.
Com isto, evitamos conteúdos duplicados e os créditos serão 100% de uma única página, aumentando as buscas e acessos na sua loja.
Uma dica sobre como resolver isto é o próprio Google webmaster Tools. Com ele você pode resolver facilmente as páginas que estão com o conteúdo duplicado. Basta ir em Diagnósticos -> Sugestões HTML.
Se as páginas têm títulos ou descrições duplicadas, raramente isso é uma coisa boa. Clicando no item desejado, ele irá revelar os URLs que têm títulos ou descrições duplicadas e irá ajudá-lo a identificar o problema, ou seja, os diferentes locais onde o mesmo conteúdo é exibido. A questão é que, se você tem um com a “palavra-chave x,” e ele foi designado para duas categorias, os títulos podem ser diferentes. Eles podem ser, por exemplo, “Palavra X – Categoria X – Exemplo de Site” e “Palavra – X Categoria Y – Exemplo de Site”.
O Google não identifica estes dois caminhos como títulos duplicados, mas você pode encontrá-los através de pesquisas e notar que apesar de terem títulos diferentes, o conteúdo é exatamente o mesmo.
Categoria: Tutoriais