Assessoria de Imprensa e SEO
Com as constantes mudanças do algoritmo do Google em prol da identificação de conteúdos de fato relevantes, fica fácil perceber que gerar bom ranqueamento exige mais do que as antigas técnicas de link building. O Google já percebe com facilidade aqueles sites que buscam gerar links externos sem oferecer conteúdos interessantes ao usuário; assim como faz questão de punir o site de baixa qualidade com lugares cada vez menos favoráveis nos resultados de busca orgânica.
É por isso que hoje já está estabelecido: fazer SEO é trabalhar técnicas e trabalhar relacionamento. E bom relacionamento você só cria a partir de um verdadeiro laço de interesses mútuos. Como fazer isso? É claro que existem várias estratégias que, juntas, fazem o site agregar relevância ao usuário e aos mecanismos de busca, mas uma delas anda chamando a atenção de quem trabalha com SEO: a assessoria de imprensa.
A palavra-chave é união
Falar de assessoria de imprensa em SEO não é imaginar, obviamente, a função tradicionalmente atribuída aos jornalistas e relações públicas no contato com a imprensa propriamente dita. Na verdade, é assumir as habilidades de construção de imagem de marca e de contatos externos, comuns a esta profissão de assessor de imprensa, para a produção de uma parceria estratégica com blogs, portais e outros sites. Ótimo conteúdo + bons relacionamentos = muitos links externos e indicações de sites igualmente confiáveis para o Google e para o usuário.
Unir, portanto, a produção de conteúdo relevante e as estratégias de SEO com a construção desse relacionamento externo é fundamental para o crescimento da autoridade do site no ambiente digital. No final, a ideia é simples: com o trabalho integrado dessas áreas é possível tornar a marca mais conhecida, atrativa e, consequentemente, melhor ranqueada.
A busca por relacionamento
O foco, então, de todas as estratégias em SEO, gira em torno de uma construção de parceria verdadeira, e não somente no interesse em obter citações e backlinks. Isso porque, para se conquistar espaço em outros sites, é necessário convencer que o seu conteúdo é de fato relevante e que apresenta qualidades evidentes. Então, os profissionais de SEO e de assessoria de imprensa precisam partilhar esforços para:
- Levantamento de sites relevantes dentro do nicho;
- Atrair os donos de sites / blogs;
- Apresentar valor real;
- Conquistar simpatia e, sobretudo, confiança;
- Mostrar experiência.
A passagem por todas essas etapas tem um nome: construção de autoridade. O profissional de assessoria de imprensa, com sua abordagem simpática e atraente, faz com que os administradores de blogs, sites e portais estejam abertos e dispostos a dialogar, em prol do estabelecimento da parceria. Funciona como uma “tabelinha” desportiva: o SEO rastreia, refina e aponta os ambientes a abordar, e o assessor de imprensa os contata e faz com que a imagem da marca esteja sempre em ascensão.
SEO: uma abordagem multidisciplinar
É isso: quem trabalha com SEO precisa dispor de uma consciência ampla das possibilidades estratégicas. É importante contar, por isso, com a união de diferentes profissionais na equipe para a obtenção de resultados realmente eficazes. É preciso saber agir como um planejador, um executor e até mesmo como um profissional de vendas, já que por um lado você irá apresentar o que a sua empresa faz de conteúdo relevante; e por outro lado, você precisa mostrar que o seu conteúdo é importante para o site parceiro e o seu público.
Assim, para ter uma equipe realmente especializada, é interessante contar com quatro tipos de profissionais para fazer o mapeamento: SEO, para a prospecção de sites e blogs; jornalista, para o relacionamento e a abordagem; profissionais de marketing/publicitários, para a sugestão de materiais e conteúdos; e profissionais de letras e redação, para a criação dos textos.
Guest Posts: ainda é válido?
Recentemente, profissionais de SEO profetizaram uma suposta decadência do guest post. Em parte, pode-se dizer que há fundamento, se forem consideradas as antigas iniciativas comparáveis a spam e a trocas de favores, sem foco em relevância. Entretanto, sempre haverá espaço para conteúdo de qualidade e indicação de fontes confiáveis. Nesse sentido, é possível fazer guest post se a intenção for a criação de uma parceria que ajude o usuário na busca por determinada informação.
No Brasil, país que ainda conta com um vasto potencial de mercado digital, o guest post está só começando a ter a sua função aproveitada. Portanto, a preocupação, para que seu guest post seja útil é dar a importância total à qualidade do seu conteúdo. Afinal, backlinks são consequências de um trabalho bem-feito de SEO e marketing digital – por meio, inclusive, dos assessores de imprensa – e não o objetivo principal. É isso que os empreendedores digitais precisam ter em mente para serem bem sucedidos em seus resultados de busca e para a construção de uma imagem de marca positiva.
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