Aumentando os acessos utilizando o CPC

| 24/08/2012 - 00:07 AM | Comentários (0)

Não basta estar na internet e ter preços competitivos para vender bem. É claro que a combinação desses dois fatores vai potencializar as chances de qualquer loja virtual, mas a plataforma on-line permite a utilização de outras ferramentas que podem elevar o faturamento de qualquer e-commerce. Uma das estratégias mais utilizadas para angariar acessos aos sites é fazer com que ele esteja entre os primeiros nas pesquisas por termos relacionados aos seus serviços ou produtos. A grande maioria das pessoas confia tanto no Google que não vai além da primeira página antes de clicar em pelo menos um link.

A utilização do artifício “Custo por Clique”, ou simplesmente CPC, é uma metodologia criada e difundida pelo Google através da ferramenta AdWords. O procedimento consiste em um anunciante escolher o quanto quer pagar se um internauta clicar em um de seus anúncios. Na maioria das vezes, o anunciante que escolhe o lance por CPC paga somente o necessário para superar o segundo colocado em um leilão referente a um termo específico.

Aplicado a um site comparador de preços, onde tenho mais vivência, a dinâmica continua a mesma, mas com algumas variações. Neste tipo de site se torna muito importante destacar a marca para que os e-consumidores associem e lembrem do logo da empresa na hora da decisão da compra. Saber aplicar cada CPC por categoria, é a ação mais importante em uma campanha. Aparecer entre os três primeiros resultados permite uma melhor performance em relação à concorrência.

No Kuantokusta, por exemplo, apenas 30% dos utilizadores classificam as lojas por preço. Portanto, estar entre os três primeiros resultados aumenta em cerca de 40% o desempenho da campanha. Outra maneira de se sobressair em um comparador de preços é por meio de banners e áreas de destaques que, além de chamar a atenção do consumidor pelo apelo visual, garantem mais clique, pois nestes anúncios os produtos podem ser exibidos sem que haja uma pesquisa prévia por ele.

Associar todas essas técnicas e estratégias é a maneira ideal para fazer uma campanha mais eficiente e não depender somente do preço para conseguir alguns cliques.

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Categoria: Cases

Sobre Flávio Pagotto: Flávio Pagotto é formado em Tecnologia da Informação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e CEO do site comparador de preço Kuantokusta. Ver mais artigos deste autor.

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