Como otimizar o investimento em aquisição de clientes em comparadores de preço
Excelentes para divulgação e com altos índices de conversão, os comparadores de preço tais como Google Shopping, Buscapé, Jácotei e Zoom são considerados porta de entrada de milhões de consumidores em outros sites. Pesquisas indicam que a grande maioria dos consumidores investem tempo em procurar a melhor oferta antes de realizar uma compra, e ainda, aqueles que chegam aos sites via comparadores de preços tem o dobro de chances de conversão se comparados a consumidores que chegaram aos e-commerces por outro caminho.
A maioria dos comparadores de preço cobra por clique (CPC), ou seja, cada vez que o consumidor clicar na oferta da sua empresa você paga o valor desse clique. Então a fórmula é simples: você coloca seus produtos no comparador de preços e paga quando eles são clicados, os cliques se convertem em vendas e o número de cliques que você gasta para realizar uma venda determina quão boa foi sua campanha de marketing, certo?
Uma visão simplista poderia resumir o processo aí, mas se você deseja otimizar suas campanhas e aumentar o retorno do seu investimento na aquisição desses clientes é importante desenvolver estratégias inteligentes que guiem suas ações.
1. Monitore sua concorrência
Consumidores que utilizam comparadores de preços obviamente estão procurando a melhor condição para realizar sua compra. Sendo assim, se você não cobra um valor em conformidade com sua concorrência é como se você não existisse para o consumidor. Por isso anunciar nesse canal significa necessariamente que você deve oferecer o melhor custo/benefício, e para ser o melhor é fundamental saber o que os outros estão fazendo. Nesse cenário monitorar sua concorrência e reagir rapidamente é a única forma de garantir o sucesso das campanhas.
A melhor maneira de fazer isso é atribuir essa “função” a um software de precificação inteligente, que consegue reagir em tempo ágil a qualquer mudança que possa afetar o preço do seu produto.
2. Transmita confiança
Comprar online ainda é uma atividade que causa receio em muitos consumidores, e nesse caso não basta ser uma marca reconhecida, é necessário gerar experiências de compra satisfatórias. Para garantir uma experiência de compra segura e agradável os consumidores topam pagar o maior preço. Por isso não basta ter um bom preço, é preciso gerar credibilidade. Para se tornar confiável aos olhos dos consumidores dois pontos são essenciais:
a. Disponibilize o máximo de informações atualizadas sobre o produto se preocupando com a estética textual e visual das descrições que aparecem tanto no seu site quanto nos comparadores de preços. Além de se tornar mais bem visto pelo consumidor, os comparadores irão posicionar melhor seus produtos baseando-se nesses dados.
b. Apresentar comentários e avaliações positivas sobre os produtos pode aumentar bastante a conversão, por isso estimule essa prática. Recompensar usuários que deixam suas avaliações positivas, simplesmente agradecê-los pelo feedback, e principalmente procurar resolver o problema daqueles que reclamam irá aumentar sua reputação online e ainda tornar mais prazerosa a experiência de compra.
3. Analise e reaja
Para que seu investimento em comparadores de preços traga o máximo de resultado é importante utilizar parâmetros de rastreamento nos produtos, monitorar seus resultados diariamente e reagir quando necessário. Por exemplo, produtos que não estão gerando resultados devem ser eliminados dos comparadores principalmente aqueles que estão sendo clicados e não geram vendas. Isso evita que você perca tempo e dinheiro.
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