Como funciona o Google Adwords
De nada adianta ter uma loja virtual bonita, com todos os produtos cadastrados, organizados perfeitamente em sua árvore de categorias, pensando na experiência do usuário, se você não tem consumidores. A montagem da loja virtual é apenas o primeiro passo para uma operação online de sucesso. O passo seguinte, e ainda mais importante, é a divulgação da loja.
Podemos considerar a máxima: “Se você não é visto, não é lembrado”. No e-commerce, além de não ser lembrado, você não vende (absolutamente nada). Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 70% das lojas virtuais brasileiras ativas não chegam a realizar nem 10 vendas ao mês.
Se você está nessa situação, não desista! A boa notícia é que ainda dá tempo de revertê-la. Você precisa conhecer o funcionamento do Google Adwords.
Para ficar claro, vamos pensar como clientes. Você deseja comprar um celular. Qual a primeira coisa que você faz? Digita um termo específico no Google relacionado à celular, certo?
O sistema de leilão do Google
Legal! Nesse exato momento o Google vai processar seu “pedido” e decidirá através de um sistema de leilão quais anúncios serão exibidos e sua ordem de apresentação. É importante saber que o Google é mais do que um sistema de leilão convencional, onde o maior lance sempre ganha. Pelo contrário, o Google prioriza a experiência do usuário. E, para proporcionar uma boa experiência, ele apresenta sempre os resultados mais relevantes.
Mas então, o que o Google faz?
Seleção de anúncios
Bom, assim que um internauta digita um termo a ser buscado pelo Google, ele encontra os anúncios que têm as palavras-chave mais relevantes; ignorando os resultados não qualificados. Resultados não qualificados são aqueles que o Google pode ter reprovado devido ao descumprimento de alguma política, ou até mesmo pode ser um anúncio em português, mas que está segmentado para um país diferente; por exemplo, você fez um anúncio para alcançar brasileiros que vivem no Canadá. Então, se sua localização não é Canadá, o anúncio não é exibido.
Ordem de exibição dos anúncios
Após o Google ter selecionado os anúncios apropriados para exibição, ele precisa definir a ordem de exibição, e é que aqui que a mágica acontece! Os anúncios não são ordenados apenas pelo lance que você fez. A ordem de exibição de um anúncio é calculada através de diversas medidas, como: relevância do anúncio e da página de destino e que, consequentemente, possuem maior probabilidade de serem clicados.
O Google ganha por cliques. Não seria vantajoso colocar em primeiro lugar anúncios sem potencial de receber muitos cliques. Logo, para posicionamento de um anúncio, o Google leva em consideração o preço máximo por clique, ou seja, o máximo que você se propõe a pagar por cada clique (definido em seu lance), multiplicado pelo Índice de Qualidade da palavra-chave do anúncio.
Grave bem esse nome: Índice de Qualidade. Ele faz milagres para o seu negócio. Em artigos futuros, falaremos um pouco mais sobre ele.
Apresentação de resultados
Ok! O Google concluiu a ordenação dos anúncios. Agora, serão apresentados ao usuário solicitante os resultados mais relevantes sobre sua pesquisa. E é assim que o Google funciona! Simples, não?
Ciclo sem fim
É importante apenas destacar que toda vez que um usuário faz uma pesquisa, o processo de leilão é iniciado outra vez, por isso seu anúncio pode ter seu posicionamento variado. Tudo vai depender da concorrência. Assim, atente-se a esses detalhes, pois se um concorrente conseguir um índice de qualidade maior, o posicionamento dele será melhor que o seu, e pagará menos.
Recapitulando
Até aqui você aprendeu sobre a importância da divulgação de sua loja, como o Google funciona e porque é necessário se preocupar com a qualidade de seu anúncio. Espero que essa breve introdução abra novos horizontes para seu negócio.
Até a próxima e sucesso!
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