Cliente ou Freguês?

| 10/04/2012 - 09:55 AM | Comentários (1)

A essência da relação loja virtual e cliente é justamente saber identificar quem é o consumidor. Pode parecer simples e até mesmo óbvio, mas este é o ponto de partida para esta conexão. Saber diferenciar e conhecer o seu consumidor é indispensável e fará toda a diferença para sua loja virtual, veja como.

Segundo a AMA (American Marketing Association) cliente é todo aquele que tem a possibilidade de fazer aquisição de um produto ou serviço. Entretanto, esta é uma questão mais abrangente, especialmente se tratando de seu e-commerce. Façamos a seguinte diferenciação, “freguês” é aquele consumidor que apenas se utiliza de seus serviços e produtos uma única vez, de modo experimental, digamos.

O que de fato tem importância e relevância é que, você lojista tenha em mente que cliente não é majoritariamente igual, portanto saiba o real valor do consumidor para sua loja, desta maneira poderão ser traçadas estratégias de marketing voltadas a cada um deles. Uma tática destinada à retenção e outra a atração deste, por exemplo.

Uma maneira de se avaliar os custos de aquisição é calculando a estimativa de vida “CLV” de médio a longo prazo deste consumidor, basicamente é a receita projetada de quanto um cliente irá gerar, ao invés de focar-se apenas na primeira experiência de compra do mesmo. E para isto existe uma ferramenta (Customer Lifetime Value) que calcula o valor estimado da venda, multiplicado ao número de vezes que o cliente irá voltar. O que é bastante eficiente.

No âmbito empresarial costuma-se empenhar grandes esforços para a retenção de clientes, entretanto é preciso que se destine mais atenção e consequentemente mais esforços na atração de novos clientes, para que haja um crescimento uniforme em seu negócios. Os compradores vêm de todos os lados, mas haja vista que estes virão através de:

• Alto fluxo de novidades;
• Investimento em publicidade;
• Indicação de amigos e conhecidos;
• Da credibilidade atrelada à marca.

Sabendo disso, é necessário que se estabeleça os objetivos e metas, que se determine o público-alvo bem como mantenha o foco, para que tenha conhecimento a fim de distinguir clientes efetivos de meros fregueses.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Lucas Coutinho disse:

    Belo post!

    E-commercenews tem sido um norteador nos trabalhos que estou iniciando.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.