O poder do cliente no e-commerce

| 11/09/2012 - 09:12 AM | Comentários (1)

As tecnologias criaram uma nova estrutura na sociedade, com impactos direto sobre o comércio. Cada vez mais o varejo se torna um processo interativo entre comprador e vendedor, deixando mais rica e intensa a experiência de compra. Revoluções tecnológicas possibilitam a qualquer empresa, inclusive às pequenas, operar em escala mundial.

Diversas pesquisas e levantamentos mostram o crescimento do e-commerce em todo o mundo. As pessoas estão preferindo comprar online à medida que descobrem as vantagens em relação às compras em lojas físicas, como a facilidade para ter informações e fazer comparações a respeito dos produtos desejados.

No entanto, o consumidor online ainda configura um novo desafio para os varejistas. Os costumes mudaram. São os clientes que agora controlam o processo de compra. Muitos consumidores preparam suas compras virtuais antes de visitarem a loja e geralmente chegam mais informados do que o próprio varejista.

É importante o varejista ter em mente que a experiência digital das pessoas vai além do e-commerce. Os clientes querem de vídeo personalizado a conteúdo da web para conhecer uma marca. A melhor maneira de influenciá-los, então, é estar presente em todas as suas experiências on-line e oferecer lojas com mais informações. A loja virtual precisa utilizar mecanismos para capturar as atitudes e necessidades dos compradores em todos os canais, e considerar o modo mais adequado de interação em cada meio.

Competir com base em preço não é mais o suficiente para ganhar clientes. Os serviços é que se tornaram o grande diferencial para promover a lealdade dos consumidores à empresa e aos produtos. Além disso, o cliente se tornou um forte influenciador, pois expressa e espalha rapidamente nas redes sua opinião e experiências de compras, sejam elas boas ou ruins. Ter um bom atendimento é crucial.

Quanto melhor e mais intensa é a experiência de compra, maiores são as vendas, maior é a fidelização do consumidor e, consequentemente, maior será a base de clientes. Boa experiência de compra é o que faz o cliente retornar!

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Categoria: Cases

Sobre Norberto A. Torres: É sócio-diretor da Uniconsult Sistemas, desde a fundação da empresa. Com cerca de 30 anos de experiência no mercado de TI, o executivo tem em sua trajetória a criação do TecGov, Centro de Estudos em Tecnologia da Informação para Governo, da Fundação Getúlio Vargas, e a participação em mais de 300 organizações privadas e de governo, nas áreas de processos, tecnologia e sistemas de informações, sistemas para gestão, estratégica e tecnologia, modelagem operacional e performance empresarial. Torres possui graduação e mestrado em Engenharia de Produção, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutorado em administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Sandro disse:

    É, me parece que é isso. O diferencial no comércio eletrônico é o serviço. Atendimento, espaço para comentários e compartilhamento de experièncias trazem mais tráfego aos sites do que apenas preço acessível. Já foi o tempo em que isso bastava.

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