Código CVV dinâmico? Novidade é anunciada na Europa
Uma das maiores empresas de segurança digital no mundo, a holandesa Gemalto lançou uma novidade que promete reduzir consideravelmente o número de fraudes online em transações de cartão não-presente (CNP). Trata-se de um CVV/CVC (código de verificação de cartões) dinâmico, que é atualizado a cada 20 minutos – dificultando de maneira considerável a ação dos golpistas nos meios digitais.
A novidade da Gemalto é uma resposta ao altíssimo (e crescente) número de fraudes reportadas em transações CNP: só em 2014, de acordo com o The Nilson Report, o comércio mundial teve um prejuízo de aproximadamente US$ 4,1 bilhões por conta dos golpes online com cartão de crédito. Isso corresponde a 25% do volume total de fraudes reportadas – e a tendência é que, para 2015, os valores sejam ainda mais elevados.
Fim do gerador de CVVs?
A solução de CVV digital apresentada pela companhia holandesa poderá ser utilizada pelos portadores de cartões de créditos de duas maneiras: a partir de um aplicativo de smartphone ou, então, com um pequeno token instalado no verso do cartão.
Em ambos os casos, um novo código de verificação é gerado a cada 20 minutos, já conectado com os servidores dos bancos. De acordo com a Gemalto, mais de 125 mil CVVs são criados pelos dispositivos a cada quatro anos – duração estimada da bateria do token acoplado ao cartão.
Atualmente, para se ter uma ideia, há inclusive softwares maliciosos que geram esses códigos para os fraudadores. A ideia da Gemalto pode dificultar bastante a ação de golpistas, uma vez que, hoje em dia, os CVVs são fixos, mantendo-se iguais até o fim da vigência ou o cancelamento do cartão. Já com a implantação do CVV dinâmico,um fraudador que tenha adquirido os dados de um cartão vazado teria, no máximo, 20 minutos para utilizar aquele código.
E quais os benefícios?
A proposta de um CVV dinâmico aparenta ser mais eficiente que as soluções dos bancos para evitar fraudes no e-commerce – como a abertura de um pop-up da página da instituição bancária para que o usuário faça o login em sua conta. O problema é que isso custa aos lojistas uma alta taxa de abandono de carrinho: na casa de 68%, segundo a Gemalto.
Já o CVV dinâmico, de acordo com uma pesquisa de mercado independente, causaria uma reação positiva nos consumidores: eles ficariam mais dispostos a utilizar um cartão com essa solução de segurança em suas transações. E, por sua vez, lojistas teriam um número muito menor de chargebacks por conta das fraudes.
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