Serasa desenvolve solução para evitar fraudes on-line
Com o objetivo de atender melhor o mercado brasileiro durante a Copa do Mundo, a Serasa Experian, um dos maiores bureau de crédito do mundo inteiro, desenvolveu uma solução especialmente para coibir problemas envolvendo fraudes com cartões crédito na internet. A ferramenta, intitulada Safety, chega com a proposta de auxiliar as empresas a identificar ações suspeitas em compras on-line.
De acordo com dados da empresa, na última Copa, em 2010 na África do Sul, houve um aumento de 53% com perdas relacionadas à fraudes de cartões de crédito. Para barrar essas transações, o Safety monitora cada compra realizada com o cartão, avaliando em tempo real fatores de riscos que podem denotar fraude, como a reputação do computador que o consumidor está utilizando, o comportamento do usuário que está fazendo a proposta e diversos outros sinais de atividades não comuns.
Para calcular o potencial de risco, o Safety compila mais de 450 regras voltadas a detectar traços de ameaças nas transações. Quando há dúvida na transação, a solução bloqueia a compra e notifica o usuário sobre qualquer alteração. Quando a operação se desdobrar através do Internet Banking, por exemplo, a solução aponta se existe algum fraudador se utilizando da conexão do usuário e comunica o correntista.
Segundo Ori Eisen, fundador da 41st Parameter, empresa do grupo Serasa, existem quatro passos na navegação do usuário que merecem cuidado especial: a abertura de conta; a autentificação (quando se coloca o login); a apropriação da conta; e a transação, quando o dinheiro se movimenta. Para o executivo, o preparo da fraude se dá, essencialmente, nos três primeiros passos: “Não basta olhar apenas para a transação, onde a indústria já atua”, acrescenta.
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