A qualidade faz a diferença no e-mail marketing
Ao checar algumas campanhas de e-mail marketing, até mesmo as mais simples, é surpreendente ver muitas coisas dando errado. Imagens quebradas, distorcidas ou com linhas brancas, mostrando que as mensagens não foram testadas nos provedores mais utilizados como Gmail, Hotmail, Yahoo ou programas como Outllook, etc.
Links e follow-up
Além disso, o que dizer de links quebrados ou sem correspondência? Basta ler um artigo em um e-mail, clicar na imagem para apenas cair na home page padrão… o que acontece muitas vezes em campanhas AdWords também!
Certifique-se de cada passo no clique da campanha seja válido. Links, formulários, downloads, teste todos. É ruim para sua reputação se alguém clica e o link não funciona ou não leva onde deveria (o que às vezes é ainda pior).
Você sabe quem eu sou, mas porque você usaria isso?
Um dos grandes benefícios do e-mail marketing é o banco de dados. Muitos remetentes conhecem algum ou muitos dados de seus clientes. A maioria de nós em algum momento já preencheu enormes formulários, digitais e analógicos. Por que então recebemos e-mails dizendo Caro senhor/senhora? Estamos em 2013, não em 1996!
Seria razoável se eles tivessem apenas nosso endereço de e-mail e quisessem conhecer os dados pessoais e preferências, mas na verdade muitos deles já possuem esses dados. Use-os então! É muito simples e traz mais valor para a campanha, mesmo sabendo que é apenas gestão de banco de dados e automação.
Seu e-mail parece ótimo no celular, mas o seu site…
É vantajoso ter seus e-mails otimizados para mobile. Você está à frente do resto e convertendo aqueles 15%, 30% que abrem seus e-mails em dispositivo móvel. No entanto, certifique-se de que quando você detectar acessos desse tipo, mantenha a experiência móvel! Não é divertido ir de um e-mail 100% visível e com ótima navegação para um site 25% visível que navega como um cavalo bêbado só porque seu site não pode detectar visitantes vindos de dispositivos móveis.
Velocidade
Por que o Google apresentou o Google Instant, que mostra resultados de busca enquanto você está escrevendo? Porque ele salvou alguns segundos do seu tempo pesquisando. Mas alguns segundos fazem a diferença?
Hoje em dia, as pessoas parecem não ter tempo ou paciência (ou ambos) para ler milhares de palavras em sua mensagem de e-mail marketing. Vá direto ao ponto, rápido! Quando isso é feito, elas podem continuar com o resto de suas tarefas. Não as faça esperar por transferências de imagens pesadas, navegar em uma página de destino lento ou ter que responder a dezenas de perguntas em uma pesquisa: menos é mais. Guarde isso para quando os encontrar pessoalmente, ou quando forem clientes realmente prontos para dar um pouco mais do precioso tempo deles a você.
E-mail marketing excelente = resultados excelentes
Como qualquer forma de comunicação ou de interação, o e-mail marketing merece um nível de qualidade e atendimento, onde você não apenas envia o material porque é aquele ‘período do mês’ novamente, ou ‘porque o chefe mandou’. Você envia suas campanhas de e-mail marketing pois tem orgulho delas, porque você tem certeza que tudo irá funcionar, porque você sabe que todos que receberem ficarão contentes com a forma como elas funcionam e como podem interagir com elas.
Seja excelente no e-mail marketing e os resultados serão excelentes também.
Categoria: Cases