Como manter-se atualizado em 2011
Segundo pesquisa sobre o perfil dos brasileiros nas redes sociais, ficou constatado que, em geral, não temos os seguintes hábitos: comentar, interagir em discussões, produzir conteúdo e gerar inovação.
Somos emergentes, não somos exímios leitores e, muito menos, ótimos estrategistas. Podemos, no entanto, saber o que está acontecendo no mundo para nos inspirarmos à mudança de comportamento.
Seguem algumas ferramentas que considero muito úteis para acompanhar o ritmo do mundo em que vivemos:
RSS
Ou Really Simple Syndication: estamos falando basicamente de atualizações de vários sites que podem ser vistas através de uma só ferramenta. Geralmente são blogs que possuem esse tipo de atualização, mas não é uma regra, pois qualquer site pode contê-las, como portais e sites de notícias. A atualização é chamada feed, pois é alimentada com novidades periodicamente e é indicada através de um link único (o do WebContexto é http://feeds.feedburner.com/WebContexto). Para ler as atualizações, você pode utilizar programas como Google Reader ou Netvibes.
Quem não compreende o Twitter, não percebe sua potencialidade em termos disseminar notícias instantaneamente e, o mais importante, sobre assuntos que te interessam. Ao escolher quem você vai seguir, você se condiciona a receber informações desta pessoa porque se identifica de alguma maneira com ela e, assim, aumenta as chances de que o conteúdo no seu Twitter seja relevante para você.
Questionar e ajudar a produzir
A colaboração on-line em projetos, artigos e outras modalidades proporciona o surgimento de relacionamentos que podem vir a se tornar importantes para você. Quanto mais diálogo houver, mais relações acontecerão e você se tornará relevante on-line e portador de maior conhecimento sobre o tema que desejar.
Paper.li
São as suas preferências de notícias e feeds RSS expostas num formato tablóide. A vantagem é poder selecionar várias notícias e artigos para leitura posterior ou compartilhamento.Veja um exemplo aqui.
Newsletter
Quer você queira ou não, o e-mail marketing representa hoje uma informação periódica sobre um assunto que supostamente estamos interessados. Considerando que as empresas devem agir eticamente e só enviar e-mails quando autorizamos, esta ferramenta pode ser muito útil. Eu, por exemplo, costumo assinar newsletters de artigos e produtos de mídias sociais.
Categoria: Cases