Um pote de ouro e conversão chamado YouTube

| 20/05/2014 - 07:45 AM | Comentários (0)

youtube

Ele está há nove anos em nossas vidas e já não sabemos como viver sem. Ok que os vídeos pela internet antes de 2005 não eram muito populares (simplesmente porque velocidade da internet não era lá muito boa), mas o fato é que o YouTube mudou nosso modus operandi quando se trata de assistir vídeos pela web.

Ele mudou também nosso comportamento na hora de pesquisar algo na internet. Parece muito natural ir ao YouTube procurar o clipe, um meme, um tutorial ou um trecho de algum filme qualquer. Mas isso não é a toa: o YouTube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo, perdendo apenas para o Google. Além disso, quando se trata de audiência, se compararmos o YouTube com as demais emissoras de sinal aberto do Brasil, ela estaria em segundo lugar, perderndo apenas para a Globo. E mais: sozinho, o YouTube possui mais audiência que todos os canais de TV a cabo juntos.

Daí eu pergunto: você já pensou em usar o YouTube não apenas como entretenimento, mas também como uma ferramenta dentro da sua estratégia de marketing digital? Darei a seguir alguns motivos para você pensar a respeito. Mas não pense já em desistir por acreditar que é muito difícil começar uma gravação! Uma webcam ou um celular com uma câmera já podem te ajudar no início da empreitada (conforme você for se “profissionalizando”, você passa a investir em aparelhagens mais modernas :P ).

A primeira vantagem em investir no YouTube está no destaque nas buscas através do Google. Você já reparou nas miniaturas que surgem quando é feita uma pesquisa? Vídeos costumam ganhar destaque no pagerank do buscador, e isso já é uma vantagem.

A segunda vantagem está em algo que sempre falo: com um nicho de mercado bem definido, é possível produzir e gerar algo que seus clientes e público em potencial querem: conteúdo qualificado. Produzir conteúdo para o público-alvo que seu negócio está inserido é a palavra-chave para o reconhecimento deles com sua loja. As possibilidades de assuntos variam com o estilo que seu comércio virtual possui e também com os produtos vendidos.

O YouTube também disponibiliza ferramentas que facilitam o processo de venda, basta exercitar sua imaginação! Com o  Hangouts, por exemplo, você pode realizar um bate-papo ao vivo sobre algum assunto do qual seus clientes têm mais dúvidas. Você também pode criar playlists com uma sequência de vídeos que você julga interessante para seu cliente. Outra ferramenta muito interessante é o direcionamento de links para outros locais, como o seu site, por exemplo. Você pode, no caso, adicionar um link direto para o produto do qual você está falando e usar uma chamada de ação para que ele realize a compra.

Portanto, mãos à obra! Tenha uma ideia na cabeça, uma câmera (de celular ou do próprio computador) na mão, e prepare-se para vender!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcio Eugênio: Marcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.