Como os consumidores são influenciados pelas cores

| 16/04/2012 - 10:35 AM | Comentários (3)

Ao idealizarmos uma campanha de marketing para a comercialização de uma nova linha de produtos, por exemplo, é categórico que se tenha em mente a experiência de compra do consumidor. Sabendo que, um dos fatores determinantes para a compra efetiva é o visual, os consumidores dão mais atenção e prioridade às cores e a aparência total.

Estudos recentes apontam que as cores têm o potencial de agregar reconhecimento à marca em 80%! Logo, o consumidor associará o negócio à credibilidade e à confiança e estas características estarão sempre atreladas à marca. Lembrando que é necessário que se segmente os consumidores e o público-alvo para que as estratégias voltadas às cores dêem certo.

As sensações e reações que as cores proporcionam às pessoas não é universal, ou seja, o que atrai brasileiros não necessariamente atrairá os argentinos. Portanto para adequar o layout de sua loja virtual de acordo com o perfil do consumidor, é importante levar em consideração os estudos abaixo:

 Laranja avermelhado, preto e azul royal são cores atrativas para o consumidor compulsivo, ideal para outlets (mercado de vendas a varejo, geralmente com um preço inferior ao que é oferecido nas lojas), liquidações e calçados;

 Azul marinho e verde piscina atraem clientes com orçamento mais elevados, indicado para lojas de departamentos;

 Pink, azul bebê e rosa são cores convidativas aos clientes tradicionais, sendo estas mais apropriadas para o segmento de roupas.

Para um layout ideal não basta investir apenas nas cores, os e-consumidores estão mais exigentes e buscam por conveniências, design rebuscado e descrições de produtos que chamem atenção. Atente-se e mãos à obra!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Micamilo disse:

    Interessante! Obrigada pelo aporte. Pink e laranja para roupa…:)

    Aproveitando a oportunidade, chegando no Brasil
    inVIPtus( br.inviptus.com/seja-socio-do-inviptus)

  2. Giovani disse:

    Muito bom posto.
    Isso tem a ver com semiótica não?

  3. Fabio Lima disse:

    Bom artigo Felipe,
    Seria legal também se incluísse imagens demonstrativas (sites de exemplo) e falar também das cores em CTA (Call To Action).
    Abraços,

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.