Como reduzir os custos de operação de uma loja virtual?

| 20/06/2014 - 07:31 AM | Comentários (0)

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Um dos pontos mais importantes para o sucesso de operações de lojas virtuais é o sistema de back-office, que cuida das tarefas relacionadas à retaguarda de um e-commerce. Para o pequeno varejista, um sistema de back-office é fundamental por ser responsável por otimizar todos os investimentos realizados na operação.

A seguir estão listados alguns processos que são automatizados por um sistema de back-office de e-commerce e que fazem uma grande diferença para pequenas lojas virtuais que desejam reduzir seus custos de operação.

1. Gestão centralizada de estoque

Com o controle de estoque a partir do back-office, todas as movimentações de um produto são imediatamente atualizadas no site, eliminando a necessidade de executar esta atividade manualmente em dois lugares. Isso evita, entre outras coisas, a possibilidade de vender algo que não está disponível. Poder ofertar o mesmo item em vários canais de venda (site próprio e marketplaces, por exemplo), com gestão integrada dos estoques, também é um dos principais benefícios dessa centralização.

2. Captação dos pedidos

Ao captar os pedidos da plataforma de forma automatizada, não é necessário redigitar todos os dados que já existem no site, o que não apenas otimiza o tempo de sua equipe, mas também ajuda a evitar possíveis erros humanos como o envio de um produto de cor ou tamanho diferentes do solicitado pelo cliente. Isso também gera um processamento mais ágil do pedido, resultando em melhor atendimento e entrega mais rápida.

3. Trabalhar com estoque do fornecedor

Controlar o estoque de garantia do fornecedor é muito útil para a venda de produtos de pouco giro ou de alto custo. Isso permite realizar a compra de novos produtos no fornecedor apenas após a venda no site. Dessa forma, há um enorme ganho em fluxo de caixa e manutenção de estoques.

4. Gestão do fluxo de separação

Com um bom back-office de e-commerce, o varejista virtual é capaz de conferir os produtos pelo código de barras, acionando automaticamente o faturamento, a autorização da nota fiscal eletrônica, a baixa de estoque e a emissão do DANFE e etiqueta da transportadora.

A realização destas funções de maneira automatizada é ainda mais importante para as pequenas operações, visto que o tempo e os recursos disponíveis são menores. Numa operação onde uma única pessoa é responsável por várias tarefas, é essencial poder contar com uma ferramenta que automatize a maior parte possível dos processos, para permitir um crescimento da loja virtual.

Podemos concluir que adquirir um sistema de gestão adaptado à sua realidade deve ser uma preocupação de qualquer lojista que queira vender mais gastando menos, atendendo melhor e reduzindo custos. É igualmente importante escolher uma solução de back-office que acompanhe o crescimento da sua operação, para que seus investimentos iniciais sejam preservados com o passar do tempo.

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Categoria: Cases

Sobre Paulo Henrique: Paulo Henrique do Carmo é formado em Finanças e pós-graduando em Gestão de Operações de Negócios. Possui uma carreira de mais de 10 anos focada em gestão de atendimento, operações e processos. Atualmente é gerente de Conhecimento da KPL, onde é responsável pelas áreas de Implantação, Treinamento, Documentação e Portais de Conteúdo. Ver mais artigos deste autor.

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