Os tipos de estoque no e-commerce

| 23/10/2013 - 07:55 AM | Comentários (8)

warehouse

© Kadmy – Fotolia.com

Está começando seu e-commerce e ainda não sabe como irá gerir seu estoque? Quer saber qual se adequa mais ao seu negócio?

Veja abaixo algumas opções de gestão de estoque que são aplicados à operação do e-commerce e que podem ser a solução para a armazenagem e logística dos seus produtos.

Estoque físico único:

Espaço em que você aloca seus produtos e que, normalmente, é abastecido seguindo demanda da loja.

Pontos Positivos: Independe de fornecedor terceirizado e possui produto para pronta entrega.

Pontos Negativos: Sobra e/ou estoque excedente, que, dependendo do produto, pode gerar grandes perdas aos lojistas.

Dica: Automatizar gestão do estoque e integrar com plataforma virtual para segurança e garantia de controle.

Físico Descentralizado:

Espalhado por diversas regiões, o estoque descentralizado é uma ótima solução para quem tem problemas de entrega por sazonalidade.

Pontos Positivos: Rapidez e facilidade na logística de entrega

Pontos Negativos: Mais gasto com espaço para armazenagem

Dica: Integre controle de todos os pontos de estoque

Estoque Compartilhado:

O mesmo estoque utilizado para loja física utiliza para a virtual e funciona exatamente como o estoque físico.

Pontos Positivos: Unificação do espaço físico para estoque

Pontos Negativos: Distinção de sistema para gestão de físico e virtual

Dica: Alinhar pedidos de compras da loja virtual para a física em tempo real ou trabalhar com venda na assistida na loja física, que faz a migração da compra física para a online.

Estoque Consignado:

Acordo entre lojistas e fornecedor que permite ao lojista comprar “X” número de produtos e, caso não venda ou utilize até uma determinada data, pode devolver o que sobrou ao fornecedor e pagar apenas pelo que vendeu.

Pontos Positivos: Com esta prática você elimina o estoque excedente e não compromete capital.

Pontos Negativos: Lojistas que operam com estoque consignado normalmente vendem produtos de menor giro no mercado e, normalmente, distribuidor cobra mais caro por mercadoria.

Dica: Ainda que consignado, prever e controlar mínimo de peças para não comprometer espaço físico e gastos desnecessários.

Estoque de Terceiro:

O fornecedor define a quantidade de produtos que o lojista terá para venda na loja. Prática muito utilizada em lojas virtuais multimarcas.

Pontos Negativos: Limitação de produtos para venda

Pontos Positivos: Facilidade na gestão do estoque

Dica: Negociar antecipadamente com fornecedor quantidade mínima de peças e alinhar de acordo com demanda de pedidos na loja virtual.

Terceirização

A terceirização de estoque funciona das seguintes formas:

Drop Shipping ou Triangulação:
Integrado com a distribuidora, todo pedido de compra feito ao lojista automaticamente cai no sistema do fornecedor, passando o controle do estoque para a empresa terceirizada. E, além de estoque, a empresa distribuidora também é responsável pela entrega do produto ao cliente final.

Cross Docking:
Funciona exatamente como o Drop Shipping, mas a empresa distribuidora faz a entrega do produto ao lojista, que fica responsável pela entrego do mesmo ao cliente.

Positivos: Sem custo com espaço e automação de estoque

Pontos Negativos: Estoque centralizado no fornecedor e aumento de controles fiscais.

Dicas: Adquirir plataforma de e-commerce que esteja integrada ao sistema de controle de estoque. Isso permite que o controle da sua loja virtual esteja alinhada e unificada à gestão do estoque, administrando ambos por apenas um canal.

Estes são alguns modelos de logística trabalhadas ao e-commerce. Com a ascensão da demanda de venda online e com a migração das lojas física para o virtual, de certo novos modelos de estoque para o comércio eletrônico irão surgir, além do implemento da tecnologia.

Definir qual o melhor modelo de estoque para o seu negócio irá depender do porte da sua empresa, do que você oferece e do seu investimento.

No entanto, de qualquer maneira, a escolha pede planejamento e análise, para que você não comprometa verba ou tempo em soluções que sejam ineficientes ao seu business. E, ao tomar a decisão, treine sua equipe de back office e implante em sua empresa uma ferramenta que automatize e otimize a gestão dos processos logísticos.

Gestao-de-estoques

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Roberto Haddad: Roberto Haddad é Diretor de Retail Services da JET e-Commerce. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comentário (8)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. CAPPE disse:

    Ótima matéria sobre estoque no e-commerce.
    Sugiro a todos que queiram iniciar seu próprio negócio na internet sem se preocuparem com estoque e outras questões burocráticas do negócio que acessem o site http://www.cappefisio.com.br e conheça a Licença CAPPE.
    Tornando-se um licenciado CAPPE você terá todo o suporte operacional e administrativo podendo assim focar-se apenas nas questões de marketing de seu negócio.

    http://www.cappefisio.com.br

  2. MARCIO SANTIAGO disse:

    EXCELENTES DICAS, MUITO IMPORTANTE AS INFORMAÇÕES DESTE POST.

    CORDIALMENTE,

    http://www.uniaomagazine.com.br

  3. Julio Simplicio disse:

    Parabéns pelo assunto abordado,no meu caso utilizo o estoque terceirizado Cross Docking e tem dado muito certo.

    http://www.encantodecalcados.com.br

  4. Wilson Rocha disse:

    Poderiam listar fornecedores de estoque terceirizado.

    http://www.aguiabox.com.br

  5. Marcos disse:

    Matéria fabulosa. Não se encontra conteúdo assim em nenhuma outra página sobre o assunto de forma concentrada no ecommercenews.

  6. sidney uvo disse:

    caros aaamigo

    Gostaria de divulgar meu negocio que é um armazem para 5000 posições em Campinas SP, com controle de estoques WMS on line e entrar no mercado E-commerce .
    Voce teria alguma sugestão??

    Grato

    Sidney Uvo

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.