E-mail Marketing X Redes Sociais, uma discussão inocente

| 04/04/2012 - 12:12 PM | Comentários (1)

Geração Y? Ou seria a X ? O fim do e-mail? O futuro às rede sociais pertence? Desde sempre o ser humano tem uma necessidade monofásica alarmante! Para existir a TV o cinema desapareceria pregavam os Y’s da década de 70, para a internet existir a TV desapareceria diriam os Y’s no início deste século. E a inocência numa busca por uma única mídia segue em frente e desaparecimentos como o dos blogs, dos banner’s, do videoclip e até mesmo do próprio site de internet já foram profetizados.

Quem dera assim fosse. A vida das empresas, e das pessoas, com poucas mídias (meios) seria muito mais fácil. E de fato já foi muito mais fácil. Mas a tecnologia evoluiu, nos uniu, nos separou e criou um enorme desafio para as empresas. O tema da hora chama-se Redes Sociais. Só nisso se fala, só isso se quer. Não á toa. As redes sociais deram voz ao consumidor e deram para a empresa um canal fantástico, real, para medir a satisfação e as necessidades do consumidor.

Sim, também as redes sociais criaram um novo meio (mídia?) para campanhas de promoções diversas para as empresas, sem falar no engajamento de marca e produto e até mesmo do social commerce, dando poder de varejo a uma única pessoa. Campanhas. Uma palavra chave para a empresa, para as vendas. Uma palavra chave para o consumidor.

Mas não sejamos os inocentes do título. Não esqueçamos do site, a presença digital da nossa empresa. E sim, esqueça o preconceito ou a idade dessa mídia poderosa chamada e-mail marketing. Segunda maior origem dos 20 bilhões de reais vendidos online no Brasil em 2011 (a primeira é a busca, leia-se Google) e a principal mídia de conversão da Tecnisa, segundo matéria na revista Proxxima de março.

Sim, e-mail marketing vende e vende muito. Mas vamos um pouco além para não esquecer do Mobile Marketing. Afinal SmartPhones estão aí, ganhando mais atenção das pessoas muitas vezes do que o que acontece à sua volta. E vale lembrar que ler e-mail no SmartPhone facilitou a nossa vida, como navegar nas redes sociais nesse diminuto computador na palma da mão virou febre.

E chegamos a um cenário nada inocente, tão cheio de possibilidades quanto fascinante. Uma nova tendência se instala no marketing direto, esse cara tão antigo quanto atual. Começou, para variar, nos Estados Unidos e começa a se viralizar entre marketeiros digitais (e sociais) por aqui. O Social CRM vai virar palavra da moda, ou da hora, ou definitivamente o resultado. Não olhar tanto para a mídia em si, mas para a pessoa, para o consumidor, para o alvo.

Campanhas serão disparadas nas redes sociais a partir do relatório de cliques do e-mail marketing, mensagens por SMS chegarão para quem curtiu a fanpage da empresa, peças de e-mail marketing serão feitas sob medida para os evangelizadores da marca nas redes sociais. Cross Media? Cruzamento de meios centralizando as ações e as informações a partir do consumidor. Um cenário real, que faz muito sentido.

Buscando a timeline, a caixa de entrada, a tela do telefone celular. Com pertinência e conteúdo, com segmentação de base. Com um tremendo resultado.

Internet dá resultado mas dá trabalho. E não é mais fácil como costumava ser no século passado. Ou, resumindo, a inocência acabou.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Jonatas Abbott: Jonatas Abbott é diretor executivo da Dinamize, palestrante, fotógrafo, idealizador do Papo de Primeira e autor de dois cases vencedores do Top de Marketing da ADVB, em 2003 e 2006. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Ronaldo Barros disse:

    Excelente artigo e concordo com ele plenamente. O que precisamos é uma ferramenta que integre estes mundos, facilitando assim a nossa vida. Nós temos uma proposta para essa integração e ela chama-se NoticiadorWeb.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.