Dicas para ter sucesso com e-mail marketing
Pesquisas já comprovaram que o e-mail marketing é o canal de divulgação mais eficiente para a conversão em vendas no e-commerce. No entanto, por causa do grande número de empresas que realizam esse tipo de ação e as centenas de mensagens de SPAM enviadas diariamente para os provedores, para chamar a atenção dos destinatários, mostrar que a sua campanha é legítima e ter um bom retorno do investimento é preciso estar atento a alguns pontos básicos. Confira estas dicas:
Planejamento – Antes de começar a investir em e-mail marketing, o varejista virtual precisa saber por que decidiu disparar campanhas. É preciso determinar que tipos de peças serão elaboradas, qual será a periodicidade e o conteúdo. Toda boa ação começa com direcionamento bem elaborado.
Base – Uma boa lista é fundamental para alcançar bons resultados. Monte uma base com pessoas que tenham os perfis dos produtos oferecidos no seu e-commerce. Os contatos podem ser encontrados por meio das redes, cadastros no site, atendimento ao cliente, lojas físicas etc.
Segmentação – Para ser ainda mais efetivo, separe a lista por faixa de idade, interesse, localização geográfica, frequência de compra etc. Ao enviar campanhas de acordo com cada perfil, as chances de que o e-mail seja aberto e haja engajamento são muito maiores.
Assunto – todos os dias os destinatários recebem dezenas de mensagens, o assunto é o primeiro contato do usuário com sua mensagem, então para aumentar as chances de abertura é importante investir em títulos que chamem a atenção dos consumidores e demonstrem aproximação com as preferências dele. Evite frases como “clique aqui”, “somente até amanhã”, “trabalhe de casa”, “ganhe dinheiro”, para não ser considerado como spam.
Conteúdo – Enviar um e-mail marketing só por enviar não irá gerar retorno. É preciso desenvolver um conteúdo que atraia o consumidor, que pode ser voltado para datas sazonais, ofertas especiais, novos produtos, enfim, o importante é que o conteúdo seja bem elaborado e com texto chamativo.
Call to action – é o ícone chave da peça. O botão “call to action” é a maneira mais rápida para gerar interação do usuário com a campanha. Modelos atrativos mostram ao consumidor porque ele deve clicar ali e quais benefícios ganha com isso.
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