Rakuten Marketing adquire desenvolvedora de produtos de inteligência de anúncios em mídias sociais
A Rakuten Marketing, unidade da Rakuten especializada em marketing omnichannel, anunciou novas funcionalidades de publicidade em mídias sociais para otimização das atividades de varejo, com a incorporação da Manifest Commerce, plataforma que automatiza a veiculação de publicidade em redes sociais. A operação impulsiona o posicionamento da Rakuten Marketing como orientadora do crescimento de receita no varejo, com recursos para acompanhar, medir e fazer ajustes em campanhas, com base em dados captados em tempo real.
A solução da Manifest visa maximizar o interesse do consumidor, com a apresentação de novos produtos relevantes a segmentos do público, definida por meios de mecanismos de marketing preditivo e otimização. Em um processo automatizado, os produtos de maior potencial são destacados de um catálogo da marca, são medidos os efeitos dos anúncios nos vários segmentos, e os dados coletados são usados para direcionar a veiculação a grupos maiores com perfis semelhantes aos dos consumidores testados.
Alessandro Gil, CEO da Rakuten Marketing Brasil, observa que a fusão abre expectativas particularmente interessantes no mercado brasileiro, pelo peso das mídias sociais tanto no tempo de navegação na web quanto em mobile. “Há tempos o Brasil é conhecido como um país onde as redes sociais têm presença extremamente relevante. Mas a relevância desses canais muitas vezes não se traduz, na mesma proporção, em receita para os varejistas”, constata. “Nosso foco é tornar nossa oferta no Brasil ainda mais completa, e continuar a trazer soluções omnichannel mais efetivas a nossos clientes”, acrescenta.
O especialista explica que a tecnologia da Manifest permite coletar diversas informações, criar segmentações peculiares a cada situação, testar os perfis e, a partir disso, entregar conteúdo personalizado a quem apresenta interesse e potencial de retorno. “Há uma série de variáveis subjetivas que definem as pessoas mais afins a determinada marca, produto ou peça de publicidade. Mas essa afinidade passa por um conjunto complexo de características, que não se limita, e muito menos se explica, apenas por idade, gênero ou geografia. A tecnologia da Manifest coloca nossos clientes um passo à frente, pela capacidade de testar uma gama enorme de variações de produtos, em diversos segmentos, e assim descobrir quais funcionam melhor com cada tipo de consumidor, rentabilizando muito o investimento em mídias sociais”, descreve.
Com uma taxa média de conversão superior a 8%, a empresa ressalta que a tecnologia criada pela Manifest, de São Franciso, melhora significativamente os resultados de anúncios no Facebook, Twitter ou Instagram, e complementa em vários aspectos os recursos de otimização de publicidade no ambiente omnichannel da Rakuten Marketing. A integração do produto de monitoramento e otimização da Manifest à tecnologia e ao expertise de inteligência de varejo da Rakuten abre novas oportunidades para anúncios, inserção em buscas e programas de afiliados, em diferentes plataformas e dispositivos.
“A Rakuten Marketing provê as melhores soluções para gestão de anúncios do mercado. Estamos entusiasmados em combinar nossas tecnologias e equipes para ajudar a definir o futuro do mercado de e-commerce”, diz Bob Buch, CEO of Manifest. “A oferta unificada vai multiplicar o resultado das campanhas de nossos clientes em mídias sociais, pela combinação dos recursos de análise e automação com nossa forte integração às redes sociais”.
A Rakuten Marketing tem registrado melhorias substanciais na conquista de clientes e no retorno de publicidade, com a parceria com a Manifest.
“A parcela dos investimentos em marketing direcionada às mídias sociais cresce rapidamente, mas os recursos para saber o comportamento do consumidor nos diversos estágios de sua jornada ainda são novidade. Há grandes oportunidades de otimização com inteligência de produtos”, diz Tony Zito, CEO da Rakuten Marketing. “Como esta aquisição mostra, a Rakuten Marketing está na vanguarda da tecnologia de anúncios dinâmicos e continua empenhada em oferecer soluções nativas que maximizem o desempenho para nossos clientes.”
O mercado de mídia programática é segmentando em duas formas de aquisição de espaço em mídia: por meio de cotação em tempo real (real-time-bidding, ou RTB) e, o que é cada vez mais usado, por APIs (interfaces de programação). A tecnologia baseada em APIs da Manifest complementa perfeitamente a tecnologia RTB da Deep Forest Media, outra companhia recentemente adquirida pela Rakuten Marketing, que agora amplia ainda mais o alcance das campanhas de seus clientes, capazes de trabalhar com qualquer modalidade de mídia programática.
Categoria: Lançamentos