Engenharia de vendas online e sua real importância para o e-commerce
Em um projeto de e-commerce a engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção, mas essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico. Não que seja um bicho de sete cabeças e que não possa ser resolvida por qualquer pessoa que tenha feito um bom curso de administração de empresas. A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente.
O grande segredo da engenharia de vendas online é conseguir uma integração tal entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente dos pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento. Em nosso curso de e-commerce chama atenção para isso logo no início do treinamento, já que a questão essa é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma operação de e-commerce.
Qual o segredo da engenharia de vendas online
Não adianta tentar mistificar a coisa, o segredo da engenharia de vendas online reside em um bom planejamento e do conhecimento do mercado. Durante a etapa de elaboração do plano de negócios para seu e-commerce, é necessário definir de maneira clara, quais são os elementos da cadeia de suprimentos do e-commerce e de logística de entrega para que todo o processo ocorra sem chances de ocorrência de gargalos que possam prejudicar a eficiência e consequentemente a imagem da loja virtual.
Se no mundo físico a engenharia de vendas merece toda atenção do mundo, no mundo online não é diferente. Vejamos então, quais são os fatores a serem considerados em seu e-commerce.
Fatores determinantes de uma boa engenharia de vendas online:
- Parcerias bem consolidadas com fornecedores;
- Sistemas de administração de estoques eficientes;
- Integração entre a plataforma de e-commerce e sistemas de gestão de estoques;
- Sistema de entrega eficiente, fundamental na engenharia de vendas online;
- Transparência do processo de entrega para os clientes do e-commerce
- Boa estrutura de logística reversa.
Como você pode ver, são questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou online.
Engenharia de vendas online significa planejamento
Quando insisto em planejamento no e-commerce em meus cursos e palestras, sei do que estou falando. Nos mais de dez anos que atuo neste mercado, já vi projetos incríveis desmoronarem por falta de planejamento e as estatísticas revelam que a taxa de mortalidade de empresas que iniciam no e-commerce é inversamente proporcional ao grau de tempo gasto no planejamento de sua implementação e operação. Um projeto de e-commerce é muito mais que a simples criação de uma loja virtual, que a bem da verdade, é a etapa final.
Não se assuste com o dragão que volta e meia é pintado nesta área. Engenharia de vendas online é simplesmente uma questão de planejamento estratégico.
Categoria: Cases
Excelente artigo Alberto! O grande “segredo” da engenharia de vendas online é justamente casar prazos e sistemas de logística. Não adianta tentar fazer disso um bicho de sete cabeças, pois qualquer varejista, seja online ou offline sabe disso. Por que nas lojas virtuais isso seria diferente?
Obrigado Júlio. realmente essa questão da engenharia de vendas online não tem mistério, é uma questão de administração do fluxo logístico. Em lojas virtuais isso é essencial, já que o atraso nas entregas é um dos principais erros no comércio eletrônico.
Um grande abraço
Alberto Valle